Detran-ES: O que abre e fecha durante quarentena na instituição

Como consequência das medidas da quarentena de 14 dias anunciadas pelo governo do Estado na última terça-feira (16), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou nesta quarta-feira (17), que irá limitar atendimento ao público. E dos trâmites de processos administrativos e o funcionamento do órgão e empresas credenciadas até o dia 31 de março.

Detran-ES: O que abre e fecha durante quarentena na instituição
Detran-ES: O que abre e fecha durante quarentena na instituição (Foto: Google)

A sede do órgão, as Ciretrans e os Postos de Atendimento Veicular (PAVs) de todo o Estado vão ter o atendimento presencial suspenso no período, mantendo somente o atendimento para coleta biométrica já agendada.

O Detran-ES aconselha que neste período o cidadão utilize o site do Detran-ES, que disponibiliza em torno de 60 serviços nas áreas de Veículos, Habilitação e Infrações, que podem ser realizados de forma online. 

Suspensão de serviços presenciais a fim de evitar aglomerações devido à pandemia

De acordo com o diretor-geral do departamento, Givaldo Vieira, o Detran está buscando manter o funcionamento mínimo e seguro das atividades do órgão com o intuito de atender os serviços considerados essenciais para a população.

“O objetivo é de atender os serviços que consideramos essenciais, como manter a habilitação em dia para aqueles que precisam do documento para trabalhar e se deslocar com o veículo”, disse.

Quais serviços continuam presenciais e quais foram suspensos?

O serviço de coleta biométrica continuará sendo feito nas agências de todo o Estado, mediante agendamento prévio no site do Detran-ES na área de agendamentos a fim de evitar aglomerações nas unidades.

Os cidadãos precisam respeitar os protocolos como o uso de máscara, retirando-a apenas no momento da captura da foto. Todos os serviços disponibilizados de forma online no site do órgão e poderão ser feitos normalmente no período.

Os serviços presenciais suspensos são os de entrega de CNH, de transferência internacional para estrangeiro e emissão de certidão de prontuário para outros países. 

As provas teóricas dos processos de habilitação também foram suspensas. O candidato com prova teórica de Primeira Habilitação, Atualização ou Reciclagem agendada deve remarcá-la sem ônus para o mês de abril no site do Detran-ES na área de Habilitação.

As provas práticas dos processos de habilitação também foram suspensas no período.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!