ESTAS são as opções para sobreviver a fase emergencial da pandemia

Brasil recua para a fase vermelha da pandemia e população precisa reajustar as contas. As expectativas de que 2021 seria melhor economicamente estão cada vez mais rasas. Com os leitos de UTI’s lotados e parte significativa dos estados em lockdown, o país regride novamente. Para a população, a grande preocupação tem sido como manter as contas, diante da inflação e desemprego.

ESTAS são as opções para sobreviver a fase emergencial da pandemia (Imagem: Google)

Não bastasse a crise sanitária que vem matando mais de 2 mil pessoas diariamente na pandemia, o brasileiro precisa passar por mais um período de reajuste financeiro.

Para a classe média e alta, o principal problema tem sido a inflação, fazendo com que os gastos se tornem ainda maiores. Já para os mais pobres, o medo circula sobre a possibilidade de não se alimentar.

Projetos sociais garantem renda temporária

Entre as medidas que poderão auxiliar quem se encontra em vulnerabilidade social, está a concessão do novo auxílio emergencial com um valor entre R$ 150 e R$ 375. Há ainda os pagamentos do Bolsa Família que também passará pela extensão de renda do coronavoucher.

Com os benefícios em mãos, a população deve priorizar a compra de parta da cesta básica para garantir a alimentação de suas famílias. Pesquisas do Dieese mostraram que, o valor dos abonos garante apenas 23% dos insumos.

Diante da falta de opções, procurar por produtos ainda mais baratos e reduzir a lista da feira são as únicas alternativas ao longo do período de lockdown.

Reajuste nas contas

Já para quem tem a carteira assinada, mas está sentindo o peso da crise, uma organização nas contas será necessária. Despesas referentes a água, luz, aluguel e condomínio devem ser priorizadas neste momento.

Uma alternativa que pode auxiliar na redução dos gastos é a inclusão nos projetos que garantem a tarifa social, fazendo com que as parcelas fiquem mais baratas.

Há ainda uma organização na quitação de impostos, como IPTU, IPVA que podem resultar em multas e aumento do orçamento devido aos atrasos.

Benefícios previdenciários e federais

Por fim, outra opção para a complementação da renda é a solicitação de benefícios como o auxílio doença, pensão por morte ou BPC, para quem enfrentou problemas de saúde ou a perda de algum familiar.

O governo estará antecipando ainda o 13º salário do INSS e o abono PIS/PASEP ao longo das próximas semanas.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.