Benefícios do INSS liberados para solicitação durante a pandemia; veja aqui!

Possibilidade de solicitações dos benefícios do INSS crescem com a pandemia. Para os segurados da previdência social nacional, é preciso ficar atento. Com a covid-19 ainda em circulação, há alguns pagamentos que estão sendo pedidos pela internet. Alguns necessitam da apresentação da perícia médica, mas outros beneficiam os microempreendedores.

Benefícios do INSS liberados para solicitação durante a pandemia; veja aqui! (Imagem: Carl de Souza/AFP)

Com a covid-19 ainda em circulação, a população passou a recorrer cada vez mais aos benefícios concedidos pelo governo federal.

Para quem está vinculado ao INSS, há uma série de pagamentos que podem ser liberados a depender da situação do segurado. A grande maioria, está relacionada a questões de doença, os chamados benefícios por incapacidade.

Benefícios por incapacidade do INSS

Para quem contrair o novo coronavírus, o órgão garante a manutenção do salário, por meio do auxílio doença, desde que seja comprovado que o cidadão está impossibilitado de trabalhar.

Nesse caso, é preciso apresentar um laudo médico sujeitando-se a perícia do INSS. É importante ressaltar que, em outras doenças que também afastem o trabalhador de seu ofício, o benefício deve ser liberado.

Já para os parentes de segurados do INSS que foram a óbito, o órgão vem concedendo a pensão por morte. O valor total do salário varia de acordo com a quantidade de dependentes registrados nos dados do órgão. Para ter direito é preciso ainda que o falecido tenha feito suas contribuições.

Outro benefício que também está sendo procurado é o BPC, concedido quando o cidadão de renda mínima adoece e não pode mais trabalhar. Nesse caso, é preciso também passar pela perícia médica e o valor fica fixado com base no salário mínimo.

Benefícios para o Microempreendedor Individual

Para quem atua enquanto MEI há também algumas informações importantes. Desde 2020, a população passou a contribuir com médias que variam entre 5%, 11% e 20% do salário. Para quem paga o valor mínimo, é tirado o direito da aposentadoria por tempo de contribuição.

Já para os demais, quanto maior o valor repassado, mais altas são as chances de ter acesso a todos os benefícios previdenciários em um curto espaço de tempo.

É preciso acompanhar, pois cada abono tem uma carência de contribuição específica.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.