Prova de vida do INSS foi suspensa mais uma vez! Veja nova data para obrigação

A Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 16, determina uma nova suspensão da prova de vida. Neste sentido, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem prestar bastante atenção, pois o calendário divulgado no fim do mês de fevereiro foi adiado e não está mais em vigor. 

Prova de vida foi suspensa mais uma vez! Veja nova data para obrigação
Prova de vida foi suspensa mais uma vez! Veja nova data para obrigação (Imagem Google)

A prova de vida se trata de um procedimento obrigatório, capaz de evitar o bloqueio de benefícios previdenciários. Porém, desde o mês de março de 2020, ocasião em que a situação da pandemia da Covid-19 se agravou, houve a suspensão da prova de vida presencial.

Desde a data em questão, este e outros serviços do instituto passaram a ser prorrogados constantemente. 

O retorno do procedimento estava previsto para o mês de maio de 2021, contudo o Governo Federal adiou a rotina por mais 30 dias. Por outro lado, estudos têm sido realizados com o intuito de identificar uma alternativa para que a prova possa ser feita remotamente.

Ressaltando que esta etapa do projeto foi viabilizada no dia 23 de fevereiro, contemplando mais de cinco milhões de beneficiários do INSS

O que é a prova de vida?

A prova de vida ou como também é conhecida, “renovação de senha” ou “fé de vida”, consiste em um procedimento obrigatório para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os quais recebem os benefícios por conta corrente, poupança ou cartão magnético. 

Estes segurados devem comprovar que permanecem vivos, para então, continuar recebendo os respectivos valores concedidos pelo instituto. 

Originalmente, o procedimento da prova de vida requer que o segurado compareça a uma das agências do banco responsável pelo pagamento do benefício, ou então, basta realizar o processo através de uma procuração. 

Conforme mencionado anteriormente, a prova de vida é de extrema importância para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Para saber quando o procedimento precisa ser realizado, basta entrar em contato com a instituição bancária para ser informado.

Quais os documentos necessários para a prova de vida?

Ao se dirigir à agência bancária para realizar a prova de vida, o beneficiário deve apresentar um documento de identificação com foto, como o Registro Geral (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Vale mencionar que algumas instituições já aderiram ao novo método da biometria facial para realizar o procedimento. 

Qual o prazo para realizar a prova de vida?

É essencial que o segurado do INSS realize a prova de vida anualmente, ressaltando que determinados bancos se baseiam na data de aniversário do beneficiário para requisitar uma nova prova de vida. 

Enquanto isso, outras agências bancárias costumam convocar o segurado apenas um mês antes de vencer o prazo da última prova de vida realizada. 

Em quais situações o segurado pode realizar a prova de vida com procuração?

  • Para quem está fora do país ou por motivo de viagem;
  • Para portadores de doenças contagiosas;
  • Para quem tem dificuldade de locomoção;
  • Para quem tem mais de 80 anos de idade.

Nestes casos, é necessário cadastrar a procuração junto ao INSS antes de procurar o banco. Sendo assim, basta agendar um atendimento pelo site ou aplicativo “Meu INSS” ou pela Central de Atendimento através do número 135.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.