Aposentados que recebem pelo Siape têm prova de vida suspensa até maio

Nesta terça, 16, o governo manteve suspensa a exigência de recadastramento anual de servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que recebem através do Siape (Sistema Integrado De Administração de Recursos Humanos). O procedimento é conhecido como prova de vida.

Aposentados que recebem pelo Siape têm prova de vida suspensa até maio
Aposentados que recebem pelo Siape têm prova de vida suspensa até maio (Imagem: Reprodução/Google)

O suspensão segue até o dia 31 de maio e já está publicada no Diário Oficial da União. Após esta data, o governo diz que o beneficiário deve fazer o recadastramento todos os anos no mês de seu aniversário.

Esta prorrogação não abrange as pessoas que já estiverem com o benefício suspenso. Nesta situação, o beneficiário deve se dirigir à agência bancária onde recebe os pagamentos para realizar o recadastramento.

A realização da prova de vida foi suspensa em março de 2020, logo no início das medidas de isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus e vem sendo prorrogada desde então. 

Na última semana, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também prorrogou a suspensão da prova de vida para os beneficiários do instituto, e comunicou o calendário para retomada desse recadastramento.

O INSS ressaltou que a rede bancária responsável pelo pagamento dos benefícios está obrigada a renovar a senha dos beneficiários que desejarem realizar o procedimento.

A prova de vida é realizada, em tempos normais, todos os anos como forma do segurado provar que está vivo e continuar recebendo seu benefício.

Comparecer até as agências bancárias em meio a pandemia é um risco para os cidadãos, em especial, para os idosos. Porém, caso algum beneficiário queira fazer a prova de vida neste momento, o INSS preparou algumas orientações.

Orientações do INSS para prova de vida

  • Quando devo fazer a prova de vida?

A fé de vida deve ser cumprida todos os anos pela rede bancária, que ordena a data da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário.

Outros, utilizam a data de aniversário do benefício, assim como há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da fé de vida.

  • Como fazer a prova de vida?

Para fazer a prova de vida, o segurado deve comparecer ao banco em que recebe seu benefício portando seu documento de identidade com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação entre outros)

Em algumas instituições financeiras já é possível utilizar a biometria nos terminais de autoatendimento.

  • E se eu não puder me dirigir até a agência

Caso não possa ir até a agência bancária por motivo de doença ou dificuldade de locomoção, o beneficiário pode realizar a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Aposentados que recebem pelo Siape têm prova de vida suspensa até maio

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA