Veja qual a consequência para quem não faz a prova de vida do INSS

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão preocupados com a realização da prova de vida, que foi prorrogada por diversas vezes desde o ano passado por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Veja qual a consequência para quem não faz a prova de vida do INSS

Com essa prorrogação da suspensão, acaba sendo interrompido o bloqueio do benefício por conta da falta da prova de vida.

O que é a prova de vida?

É uma exigência do INSS para checar os beneficiários que estão aptos para continuar recebendo o benefício.

Essa é uma medida feita desde 2012 pelo beneficiários para evitar fraudes no recebimento do benefício. A validade da prova de vida é de um ano.

O beneficiário não fazer a prova de vida pode acarretar na suspensão do benefício do segurado.

Prorrogação

Em fevereiro, foi prorrogada a liberação dos segurados da exigência da renovação. Sendo assim, será dispensada a exigência para as próximas duas competências, que são março e abril.

Quem deve fazer a prova de vida?

Todos os segurado do INSS devem fazer a prova de vida, todos os anos.  Independente da idade, do tipo de benefício que está sendo recebido pelo segurado ou a forma de recebimento, que pode ser feita por conta-corrente, conta-poupança ou cartão magnético.

Onde fazer a prova de vida?

A prova de vida é realizada na agência bancária que o beneficiário recebe o seu benefício. O período para a realização da comprovação é definido de acordo com o banco.

Alguns mandam a convocação para os clientes na data de aniversário; outros fazem no período referente ao registro do beneficiário no INSS; ou pode ser que a instituição faça a convocatória na véspera do vencimento da fé de vida.

Como é realizado?

Não é necessário fazer agendamento para fazer a prova de vida, basta ir na agência com o seu documento de identificação, RG, Carteira de trabalho ou de motorista.

Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de locomoção, é possível fazer a prova de vida cadastrando uma pessoa como sua procuradora.

Prova de vida digital

O INSS está convocando cerca de 5 milhões de segurados para fazerem a prova de vida digital.

Essa ferramenta foi lançada em 2020 e está sendo ampliada, podendo ser feita por meio do aplicativo Gov.br. O projeto ainda está sendo testado, por isso é chamado de projeto piloto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!