Declaração do IRPF exige informações sobre seguro desemprego; saiba como fazer

O seguro desemprego é um rendimento isento, porém, quem é obrigado a fazer a declaração do IRPF e recebeu o benefício precisa informar o recebimento. Por se tratar de um rendimento isento, esse não altera a base de cálculo do IR 2021.

Declaração do IRPF exige informações sobre seguro desemprego; saiba como fazer

Os trabalhadores que foram demitidos em 2020 sem justa causa e sacaram as parcelas do seguro desemprego precisam declarar o benefício no Imposto de Renda 2021, caso seja obrigado a fazer o documento.

Quem deve fazer a declaração do IRPF?

Imposto de Renda: Como declarar pela primeira vez? Aprenda em 4 MINUTOS!

Como declarar o seguro desemprego no IRPF 2021

A declaração é online, pelo aplicativo ou programa da Receita Federal e, como dito anteriormente, o seguro é considerado isento. Por esse motivo, ao declarar esse será incluso nos “Rendimentos Isentos e Não-Tributáveis”. Veja abaixo um passo a passo de como fazer:

Seguro desemprego

Esse benefício é pago ao trabalhador demitido sem justa causa ou em casos de pescador em período de defeso ou trabalhador resgatado em situação semelhante à de escravo.

Seguro-desemprego: Como SOLICITAR o benefício pela internet? VEJA!

Em todos os casos, é possível sacar entre três e cinco parcelas, com base no valor dos três últimos salários recebidos ou de um salário mínimo, nos casos do trabalhador resgatado ou do pescador.

YouTube video player
Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile