Nesta quarta-feira, 10, duas das fintechs mais populares e renomadas de toda a América Latina se associaram à gigantesca Google. Agora, em parceria com o Nubank e o Mercado Pago, as três organizações irão fundar uma associação de pagamentos que tem como objetivo, promover serviços financeiros digitais, a qual já recebeu o nome de Zetta.
A entidade se trata da primeira medida executada por esta parceria, com o foco real de se tornar relevante em debates tidos no âmbito financeiro que ainda hoje são liderados pelas instituições bancárias tradicionais pelo país.
O primeiro presidente executivo da Zetta já foi escolhido, cargo que ficará na responsabilidade do atual diretor de Relações Internacionais do Nubank, Bruno Magrani.
Na oportunidade, ele declarou que a associação terá como pilar, três características de extrema relevância para um negócio, a inovação tecnológica, a competitividade e a inclusão financeira, que devem estar em conformidade com os requisitos apresentados pelo Banco Central (BC).
“As pautas da Zetta refletem alguns dos desafios e oportunidades relacionados à maneira como a tecnologia e a internet estão transformando os serviços financeiros”, ressaltou o presidente executivo.
É importante dizer que além das companhias já citadas a lista se completa com a participação das fintechs: MovilePay, Hash e iugu, que juntas se tornam fatores significativos e capazes de destacar a associação de demais entidades deste setor, como as já conhecidas Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs).
A intenção de criar a Zetta surgiu no ano de 2019 e se intensificou em 2020 diante dos impactos da pandemia da Covid-19, como o isolamento social que resultou na necessidade de adequação em diversos setores, como no caso do financeiro.
“Basta olhar para tudo o que foi feito para facilitar o acesso imediato ao auxílio emergencial, ofertas serviços financeiros mais acessíveis a essa população, bem como no fomento de negócios digitais durante a pandemia”, declarou o diretor de Relações Governamentais do Mercado Livre, François Martins.
Em complemento, o diretor de Relações Governamentais do Google, Marcelo Lacerda, reforçou que o objetivo em comum entre os parceiros que compõem a Zetta consiste na possibilidade de promover a liberdade de escolha para que pessoas e empresas sintam e realmente tenham poder de controle e decisão sobre o próprio dinheiro e informações, não ficando à mercê das instituições.
Um dos motivos pelo qual a Zetta decidiu publicar pesquisas e estudos periódicos, mais precisamente, a cada dois ou três meses.
“Nos unimos porque acreditamos no uso de tecnologia para promover a competitividade e na entrega aos nossos clientes de serviços mais simples e eficientes”, finalizou Marcelo Lacerda.