Nubank, Mercado Pago e Google se reúnem para criar associação de pagamentos

Nesta quarta-feira, 10, duas das fintechs mais populares e renomadas de toda a América Latina se associaram à gigantesca Google. Agora, em parceria com o Nubank e o Mercado Pago, as três organizações irão fundar uma associação de pagamentos que tem como objetivo, promover serviços financeiros digitais, a qual já recebeu o nome de Zetta. 

Nubank, Mercado Pago e Google se reúnem para criar associação de pagamentos
Nubank, Mercado Pago e Google se reúnem para criar associação de pagamentos.
(Imagem: Reprodução/Google)

A entidade se trata da primeira medida executada por esta parceria, com o foco real de se tornar relevante em debates tidos no âmbito financeiro que ainda hoje são liderados pelas instituições bancárias tradicionais pelo país. 

O primeiro presidente executivo da Zetta já foi escolhido, cargo que ficará na responsabilidade do atual diretor de Relações Internacionais do Nubank, Bruno Magrani.

Na oportunidade, ele declarou que a associação terá como pilar, três características de extrema relevância para um negócio, a inovação tecnológica, a competitividade e a inclusão financeira, que devem estar em conformidade com os requisitos apresentados pelo Banco Central (BC).

“As pautas da Zetta refletem alguns dos desafios e oportunidades relacionados à maneira como a tecnologia e a internet estão transformando os serviços financeiros”, ressaltou o presidente executivo. 

É importante dizer que além das companhias já citadas a lista se completa com a participação das fintechs: MovilePay, Hash e iugu, que juntas se tornam fatores significativos e capazes de destacar a associação de demais entidades deste setor, como as já conhecidas Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs).

A intenção de criar a Zetta surgiu no ano de 2019 e se intensificou em 2020 diante dos impactos da pandemia da Covid-19, como o isolamento social que resultou na necessidade de adequação em diversos setores, como no caso do financeiro.

“Basta olhar para tudo o que foi feito para facilitar o acesso imediato ao auxílio emergencial, ofertas serviços financeiros mais acessíveis a essa população, bem como no fomento de negócios digitais durante a pandemia”, declarou o diretor de Relações Governamentais do Mercado Livre, François Martins. 

Em complemento, o diretor de Relações Governamentais do Google, Marcelo Lacerda, reforçou que o objetivo em comum entre os parceiros que compõem a Zetta consiste na possibilidade de promover a liberdade de escolha para que pessoas e empresas sintam e realmente tenham poder de controle e decisão sobre o próprio dinheiro e informações, não ficando à mercê das instituições.

Um dos motivos pelo qual a Zetta decidiu publicar pesquisas e estudos periódicos, mais precisamente, a cada dois ou três meses. 

“Nos unimos porque acreditamos no uso de tecnologia para promover a competitividade e na entrega aos nossos clientes de serviços mais simples e eficientes”, finalizou Marcelo Lacerda.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.