Como pequeno empresário pode lidar com decreto de novo lockdown?

Retorno do lockdown em diversas regiões do país preocupam pequenos e médios empresários. Nas últimas semanas o Brasil vem registrando uma onda intensa de contaminação pelo novo coronavírus. Grandes capitais como Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, entre outras, determinaram medidas de restrições no funcionamento de uma série de serviços.

Como pequeno empresário pode lidar com decreto de novo lockdown? (Foto: Google)
Como pequeno empresário pode lidar com decreto de novo lockdown? (Foto: Google)

Apesar de ser uma decisão importante para conter a proliferação do novo coronavírus, o lockdown vem gerando grandes dores de cabeça para os pequenos e médios empreendedores que temem perder suas fontes de renda.

Com as cidades em restrições de circulação, tem sido necessário inovar para manter a rentabilidade dos negócios.

Dicas para sua empresa sobreviver ao lockdown

Respeite as restrições de isolamento e horários de funcionamento

Ao determinar o fechamento ou redução das atividades, o governo passa a aplicar uma série de multas para quem violar tais regras.

Isso significa dizer que ao manter seu negócio aberto você está colocando em risco a sua vida, de seus funcionários e clientes e ainda pode aumentar o valor de suas despesas com multas e indenizações.

Entenda como pode operar online

Essa observação é importante para garantir uma movimentação no seu caixa enquanto o lockdown estiver ocorrendo. No setor de alimentos, por exemplo, o delivery tem sido uma das principais fontes de manutenção de renda.

De modo geral, quem trabalha com vendas, pode explorar as possibilidades de entrega. Já para serviços como salão de beleza, entre outros, explore a possibilidade de estreitar laços com seus clientes em plataformas digitais para garantir o agendamento de procedimentos futuros.

Faça uma projeção de contas

É de extrema importância também entender o futuro financeiro do seu negócio ao longo dos próximos três meses. Ou seja, organize uma planilha e nela anexe todas as despesas e rendas já garantidas para entender por quanto tempo sua marca consegue operar com o valor já em caixa.

Busque por empréstimos benéficos

Para quem não tiver alternativa e necessitar de uma linha de crédito, é importante estudar todas as possibilidades disponíveis no mercado. Avalie as taxas de juros, prazo total de pagamento, valor a ser solicitado e tipo de contrato antes da assinatura final.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile