O portal e aplicativo desenvolvido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, Meu INSS, foi criado com o intuito de oferecer aos segurados diversos serviços e consultas de forma online. Para isso, é necessário realizar um cadastro para ter acesso a 90 serviços oferecidos.
Alguns serviços do Meu INSS não precisam de senha, como os agendamentos. Porém, a maioria dos serviços ofertados pela plataforma é necessária fazer o login, já que o Instituto precisa ter acesso aos dados pessoais do segurado.
Como se cadastrar no Meu INSS?
No cadastro é solicitado o número do CPF, nome completo, data de nascimento e o preenchimento de um questionário sobre o seu cadastro junto ao INSS.
O processo é bem simples e rápido e, após isso, o segurado só precisa realizar o login na plataforma. Veja de forma detalhada:
- Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
- Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
- Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
- Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
- Crie uma senha pessoal segura;
- Confirme os dados pessoais.
A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida nas agências do INSS ou nos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.
Principais serviços do Meu INSS
- Acompanhamento do andamento de benefício e serviços;
- Agendamentos e solicitações;
- Agendar perícia;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Auxílio-doença;
- Benefícios Assistenciais;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Calendário de Pagamento;
- Carta de Concessão;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Declaração de Benefício do INSS;
- Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
- Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
- Encontre uma Agência;
- Enviar documentos digitalizados;
- Extrato de Contribuição CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
- Extrato de empréstimos consignados;
- Extrato de pagamento de benefícios;
- Extrato do imposto de renda;
- Pedido de aposentadorias;
- Pensão por morte;
- Recurso e revisão;
- Resultado de Benefício por Incapacidade;
- Salário maternidade;
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
- Simulador de aposentadoria;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Verificar Autenticidade de Documentos.
Caso não consiga acessar os serviços pelo portal ou app Meu INSS, os segurados possuem outra opção, a Central de atendimento do Instituto que funcionado pelo número de telefone 135 de segunda-feira a sábado, das 07h às 22h.