Nesta quarta-feira (3), o banco Neon anunciou a disponibilização de um cartão de crédito para quem atua como Microempreendedor Individual (MEI). Este cartão não terá anuidade e poderá ser solicitado pela internet. No ano passado, a fintech já havia lançado uma conta digital para este público.
Com este lançamento, o Neon espera que o cartão tenha grande adesão entre os mais de 11 milhões de Microempreendedores Individuais registrados. Segundo uma pesquisa feita pela fintech, mais de 90% dos MEIs nunca utilizaram empréstimo como pessoa jurídica.
Este novo cartão de crédito vem sendo testado por 5 mil clientes selecionados da fintech desde dezembro do ano passado. Com o anúncio oficial, os clientes em geral poderão ter acesso ao serviço. A solicitação pode ser feita pelo aplicativo do Neon ou pela plataforma MEI Fácil.
Atuação do banco Neon para o MEI
Desde 2019, a empresa tem focado em se tornar referência na oferta de serviços para MEIs no país. Há dois anos, o Neon realizou a compra da plataforma MEI Fácil. Esta plataforma atua no auxílio aos empreendedores.
Em outubro do ano passado, o Neon passou a oferecer a conta digital MEI Fácil. Com isso, os Microempreendedores Individuais passaram a contar com diversos serviços. Esta ferramenta está integrada ao aplicativo MEI Fácil.
Por este serviço, os clientes poderão abrir e organizar as obrigações relacionadas ao CNPJ. Pelo aplicativo, há possibilidade de realizar transferências, criar boletos, pagar impostos mensais e cobrar automaticamente os clientes.
Além disso, a empresa lançou em novembro uma maquininha de cartões. O anúncio foi feito em parceria com a empresa iZettle.
Crescimento do Neon em 2020
Apesar das dificuldades enfrentadas no ano passado, por conta da pandemia de covid-19, o Neon dobrou a base clientes. Ao considerar todos os segmentos, a empresa registrou mais de 5 milhões de contas abertas em 2020.
O volume de transações nos cartões teve aumento de 180%. Um destaque do cartão foi a grande adesão da modalidade de pagamento por aproximação, conhecida como contactless. Esta modalidade chegou a 15% de uso no final do ano anterior.