Bolsonaro pretende cortar impostos sobre o diesel; como isso é possível?

Após alterar as taxações do PIS/Confis, Bolsonaro anuncia publicação de um novo decreto para reduzir os impostos sobre o diesel. Nessa terça-feira (02), o presidente concedeu uma entrevista informando que deverá congelar o reajuste nas tributações do combustível. De acordo com ele, a atual medida com validade de dois meses deve ser postergada até o fim do ano.

Bolsonaro pretende cortar impostos sobre o diesel; como isso é possível? (Imagem: Isac Nóbrega/PR)
Bolsonaro pretende cortar impostos sobre o diesel; como isso é possível? (Imagem: Isac Nóbrega/PR)

Brasileiros poderão ter novidades na tributação dos combustíveis. De acordo com os interesses de Bolsonaro, o valor do Diesel deverá ser minimizado mediante um decreto que zere a tributação do produto ao longo dos próximos dois meses.

O gestor explicou que o prazo é apenas temporário, sendo publicado um novo decreto “daqui a uns 25 dias”.

“Esses dois meses é o prazo para a gente estudar como a gente mantém, como a gente vai conseguir de forma definitiva, o zero de impostos federais em cima do óleo diesel e com nosso decreto que entra em vigor daqui uns 25 dias”, afirmou o presidente no jardim do Palácio do Alvorada para um grupo de apoiadores.

Impactos econômicos

Diante da pressão sobre a atual inflação que afeta todo o país, Bolsonaro alegou não poder ser visto como o responsável por tal problema.

Para ele, o aumento do combustível e demais produtos, como a cesta básica, devem ser considerados como efeito da pandemia do novo coronavírus que vem inviabilizando o sucesso de sua gestão.

No que diz respeito aos combustíveis especificamente, o presidente informou que está trabalhando para conter a elevação dos preços e por isso avalia alterações nos impostos.

No entanto, ao ser questionado sobre sua interferência na competitividade desse mercado, afirmou que se trata de informações não verdadeiras.

Você vai chegar no posto de combustível… vai ver lá o preço do diesel na refinaria, imposto federal zero, vai ver o imposto estadual e vai ver também a margem de lucro dos postos, bem como a margem de lucro das distribuidoras… para a gente começar a apurar os verdadeiros responsáveis pelo preço alto do combustível”, disse Bolsonaro. “Isso é transparência, coisa que não tínhamos e vão passar a ter agora a partir dos próximos dias”, complementou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.