Às vagas na rede estadual de educação foram reabertas pelo governo do estado de Minas Gerais. Às vagas são para os estudantes que não fizeram o cadastro escolar, ou para àqueles que perderam o prazo da matrícula.
Vagas na rede estadual
Às vagas remanescentes são destinadas para os estudantes do ensino fundamental, médio, médio em tempo integral ou educação de jovens e adultos (EJA), que não fizeram o cadastro escolar de 2021 ou perderam a data da matrícula.
Os responsáveis devem consultar às vagas remanescentes no Sistema Único de Cadastro Escolar e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). Para saber qual escola ainda tem vaga basta acessar o site do governo e realizar um cadastro. A inscrição vai até o dia 26 de março de 2021.
Além do mais, no próprio site consta a disponibilidade, dentro do zoneamento do inscrito, das unidades de ensino da rede estadual e municipal que aderem o Sucem.
Matrícula 2021
Feito o cadastro escolar 2021 o próprio sistema, Sucem, encaminha o aluno para à escola que consta vaga. Essa informação também está disponível no site do governo.
O responsável tem até, dois dias úteis, para realizar a matrícula de forma presencial do estudante. Se não, ele perde à vaga, retomando automaticamente para o sistema.
A matrícula precisa ser feita na instituição que o aluno foi destinado, presencialmente pelo responsável. É permitido somente um responsável por aluno e obrigatório o uso de máscara.
Para confirmar a matrícula, além do responsável apresentar documento de identidade e do CPF originais e cópias, é obrigatório à apresentação dos documentos abaixo:
I – Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento do aluno, original e cópia;
II – CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
III – Comprovante de residência ( contas de água, energia, telefone ou contrato de aluguel) original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
IV – Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2021, ficando o documento original na escola.