Matrícula escolar está autorizada em Minas Gerais; veja como fazer

Com o início do ano letivo previsto para o dia 4 de março, 853 municípios mineiros já estão recebendo a matrícula escolar na rede estadual de ensino. Mesmo quem ainda não concluiu o ano letivo de 2020 precisa ficar atento aos prazos.

Matrícula escolar está autorizada em Minas Gerais; veja como fazer
Matrícula escolar está autorizada em Minas Gerais; veja como fazer (Imagem/Reprodução: Google)

Estudantes que pretendem ingressar na educação estadual de Minas Gerais já podem realizar a matrícula escolar.

Até mesmo aqueles alunos que ainda não concluíram o ano letivo de 2020 devem fazer o procedimento agora.

 “Queremos garantir o direito à educação para todos os estudantes de Minas Gerais. Esse é o nosso compromisso”, pontuou Geniana Guimarães, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica.

Como fazer a matrícula sem ter concluído o ano letivo?

“Nós da Secretaria Estadual de Educação, compreendendo todas as dificuldades enfrentadas por todos e principalmente a dificuldade de alguns municípios com o ensino remoto por causa da pandemia causada pela Covid-19″, explica a subsecretária.

Para esses estudantes que eventualmente ainda estejam nas salas de aula, mesmo que virtuais, a escola deverá emitir uma declaração de escolaridade.

Nela deve constar informações do estudante, além da previsão de conclusão, que deve ser anterior ao início do ano letivo de 2021.

Em caso de o estudante não apresentar a conclusão do ano letivo de 2020, ele deverá participar do PET Final Avaliativo (uma espécie de prova que busca investigar se o estudante realmente conseguir adquirir as habilidades, competências e conhecimentos ensinados no ano letivo.

Muitos são os fatores, para além do desempenho, por exemplo, que podem fazer um estudante não apresentar a conclusão do ano letivo. Por isso, a importância da oferta do PET nesse momento de pandemia.

Como fazer a matrícula escolar em Minas Gerais?

Cerca de 853 municípios do estado devem realizar a matrícula nesse momento, ela vai acontecer de forma presencial.

Basta que os responsáveis ou o próprio estudante (caso seja maior de 18 anos) se dirijam até a unidade escolar em que vai estudar com os documentos necessários em mãos.

É importante ficar atento e buscar realizar a matrícula o mais rápido possível para não ficar sem a vaga na escola pretendida.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.