Prorrogado lockdown em Salvador e mais cidades Bahianas por dois dias

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou no domingo (28) a prorrogação do lockdown por mais dois dias em todo o estado, com exceção das regiões das regiões oeste, norte e nordeste. Diante disso, o lockdown terminará na próxima quarta-feira (03).

Prorrogado lockdown em Salvador e mais cidades Baianas por dois dias
Prorrogado lockdown em Salvador e mais cidades Baianas por dois dias (Imagem: Reprodução/Google)

O lockdown na Bahia terminaria nesta segunda-feira (1º), porém, como os casos de contaminação por Covid-19 e morte só fazem aumentar, o governador do estado decidiu prorrogar as restrições por mais 48 horas.

No pronunciamento da prorrogação do lockdown, Costa afirmou que a situação no estado continua muito grave e que, em apenas três dias, foram contabilizadas 320 mortes pela Covid-19. Além disso, os hospitais públicos e privados estão quase lotados, assim como as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

O governador completou sua fala, declarando que no domingo quase 200 pessoas aguardavam um leito de UTI. Diante disso, Costa afirmou que essa é a pior situação que o estado tem enfrentado desde o início da pandemia.

Por esse motivo, foi tomada a decisão de prorrogar o lockdown, em comum acordo com os prefeitos de todos os municípios do estado baiano, com o intuito de salvar vidas e conter a disseminação do novo coronavírus.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), usou a sua conta no Instagram para mostrar apoio à decisão anunciada pelo governador e disse que a situação permanece grave e, por esse motivo, as medidas de restrições continuarão por mais dois dias, funcionando apenas as atividades consideradas essenciais.

Diante disso, as medidas adotadas pelo estado restringem todas as atividades que não estejam relacionadas à saúde pública, alimentação e segurança. Os restaurantes poderão funcionar apenas por delivery e até a meia noite.

Bares, restaurantes, shoppings, comércio de rua, eventos esportivos e cultos religiosos continuarão proibidos. Porém, as regiões oeste, o norte e o nordeste do estado não precisarão seguir essas medidas.

Segundo o governador, essas regiões apresentam números menores de casos e, portanto, não precisarão entrar no lockdown. O toque de recolher das 20h às 5h permanecerá em todos os municípios do estado até o próximo domingo (7).

Municípios da região metropolitana que terão de adotar o lockdown

  • Camaçari;
  • Candeias;
  • Dias d’Ávila;
  • Itaparica (na ilha de Itaparica);
  • Lauro de Freitas;
  • Madre de Deus;
  • Mata de São João;
  • Pojuca;
  • Salvador;
  • São Francisco do Conde;
  • São Sebastião do Passé;
  • Simões Filho;
  • Vera Cruz (na ilha de Itaparica).

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.