Estado de São Paulo deve adotar lockdown geral das 22h às 5h

São Paulo entrou para a lista de estados brasileiros com toque de recolher nos próximos meses de pandemia do novo coronavírus. A decisão foi anunciada pelo governo do Estado, que impede o tráfego de pessoas nas ruas entre 22h e 5h, também conhecido como lockdown.

Estado de São Paulo deve adotar lockdown geral das 22h às 5h
Estado de São Paulo deve adotar lockdown geral das 22h às 5h (Imagem: Google)

A decisão do governo é baseada no aumento crescente no número de internações em UTIS no estado. A orientação é que, entre 22h e 5h toda a população esteja em casa.

Todos os comércios devem estar fechados, incluindo bases e restaurantes. O funcionamento das instituições de ensino públicas e particulares não deve ser alterado.

Em São Paulo, a cidade Araraquara já está fechada. Atualmente o município tem 98% dos leitos ocupados. Em São Bernardo do Campo, a situação de fechamento é semelhante.

Além do toque de recolher, o retorno das aulas presenciais foi adiado. A taxa de ocupação de leitos no estado de São Paulo está em 67,9%, segundo o portal do Estadão.

Sobre o toque de recolher para todo o estado, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen explicou: “O que nós estamos estudando neste momento é exatamente esse modelo de restrição de circulação, principalmente noturna. O mundo inteiro está trabalhando nesta direção. Nós vimos países como Alemanha, Reino Unido e Espanha, e mesmo em estados brasileiros agora, Ceará, Amapá, Bahia e Rio Grande do Sul”.

Quanto a eventual mudança no calendário letivo das escolas, Patrícia disse que o governo está “defendendo a retomada das aulas, os protocolos são adequados”. “Estamos realmente naquele momento de inflexão, de aprender a retomar as aulas ao mesmo tempo que temos que controlar a pandemia”, explicou.

Dados da Covid-19 no Brasil no dia 23 de fevereiro de 2021:

  • Total de mortes: 248.646
  • Registro de mortes em 24 horas: 1.370
  • Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 1.095 (variação em 14 dias: +4%)
  • Total de casos confirmados: 10.260.621
  • Registro de casos confirmados em 24 horas: 63.090
  • Média de novos casos nos últimos 7 dias: 48.469 por dia (variação em 14 dias: +5%)

O estado de São Paulo se encontra na lista dos que estão estáveis em relação ao crescimento no número de contaminados, acompanhado do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso, Alagoas, Maranhão, Pernambuco e Piauí.