Empresa não enviou informe de rendimentos para declaração do IR 2021? Saiba o que fazer

Terminou na última sexta, 26, o prazo para as empresas, bancos e corretoras entregarem aos seus funcionários o informe de rendimentos relativo a 2020. Caso você não tenha recebido o seu dentro do prazo estabelecido, saiba como solicitá-lo.

Empresa não enviou informe de rendimentos para declaração do IR 2021? Saiba o que fazer
Empresa não enviou informe de rendimentos para declaração do IR 2021? Saiba o que fazer (Imagem: Scott Graham/Unsplash)

O que fazer se meu informe não chegar?

Caso não tenha recebido o documento por nenhum meio até o fim do prazo, o contribuinte deve deve contatar o RH da empresa ou o gerente da instituição financeira que deixou de emitir o documento. Se, ainda assim, nada for feito, o problema deve ser comunicado à Receita Federal.

Informe de rendimentos

Este documento é primordial para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda, já que é através do informe que a Receita Federal faz o cruzamento de dados para conferir o quanto você pagou de imposto durante o ano passado, além de identificar algum tipo de sonegação e irregularidade.

As empresas podem entregar o informe de rendimentos através do email para seus funcionários e clientes de planos de saúde, corretoras e etc, ou podem também disponibilizar em sites e aplicativos para a consulta do titular.

Se você tiver conta corrente ou investimentos em mais de um banco ou corretora, você precisa obter os informes de todas as instituições onde mantém recursos.

Aposentados e pensionistas do INSS

Já no caso dos aposentados e pensionistas do INSS, é preciso pedir os comprovantes de rendimento de 2020. O extrato pode ser obtido no portal Meu INSS.

Utilize sua senha para acessar o sistema. Caso ainda não tenha, siga os passos informados pelo site para obter a senha. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares com sistema Android e iOS.

Atenção redobrada

Ao receber seu informe de rendimentos, revise com muita atenção para conferir se todos os dados estão corretos e se os números batem com o montante que você pagou ou recebeu durante o ano passado. Isto é importante pois qualquer dado incorreto, pode acarretar problemas com a Receita Federal.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.