Aneel decide manter bandeira amarela na conta de energia para março; entenda o valor

A bandeira tarifária permanecerá amarela no mês de março, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa que o consumidor deverá pagar R$1,343 para cada 100kWh utilizados. Saiba quais medidas podem ajudar a reduzir o valor da sua conta de energia a partir desta segunda-feira (1º).

Aneel decide manter bandeira amarela na conta de energia para março; entenda o valor
Aneel decide manter bandeira amarela na conta de energia para março; entenda o valor (Imagem: Mohamed Khaled/Pexels)

Por meio de nota, a Aneel justificou a continuidade da bandeira amarela afirmando que “em fevereiro, houve registros significativos de precipitação nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN). Março ainda é um mês típico do período úmido nessas regiões. Todavia, os principais reservatórios de hidrelétricas do SIN ainda apresentam estoques reduzidos para essa época do ano, em função do volume de chuvas muito abaixo do padrão histórico registrado entre setembro e janeiro.”

Ainda de acordo com Aneel, essas ações sinalizam um patamar “desfavorável de produção pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). A conciliação de baixa produção hidrelétrica com o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) levou à caracterização do patamar amarelo para o acionamento das Bandeiras.”

Como diminuir o valor da conta de energia

Para que o impacto no bolso das famílias não seja tão alto, a agência recomenda uma série de ações que podem reduzir o gasto de energia e, consequentemente, o valor da conta luz.

Uma dessas ações diz respeito ao chuveiro elétrico. Recomenda-se que os banhos sejam mais curtos, de até cinco minutos por pessoa.

É importante também selecionar a temperatura morna no verão para evitar gastar água mais quente sem necessidade. Outra dica é verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo.

Quanto ao ar condicionado, a recomendação é não deixar portas e janelas abertas em ambientes que estejam com o aparelho ligado e mantê-los sempre com os filtros limpos.

Outra dica é diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado, optando por cortinas nas janelas que recebem sol direto ou pelo uso de ventiladores.

Na cozinha, a recomendação é voltada ao uso das geladeiras. É importante só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário e regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.

Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira, deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos são outras ações recomendadas.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Isabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA