Dicas para reduzir valor da conta de luz mesmo com gasto maior no verão

As altas temperaturas aumentam no verão, naturalmente, o gasto com ar-condicionado e outros equipamentos que elevam o preço da conta de luz. O que soa como um alívio ao ser usado, pode se transformar em dor de cabeça na hora de calcular as finanças. É preciso estar atento para não ser surpreendido.

Dicas para reduzir valor da conta de luz mesmo com gasto maior no verão
Dicas para reduzir valor da conta de luz mesmo com gasto maior no verão (Imagem: Reprodução / Google)

Segundo Alberto Hernandez Neto, professor do departamento de engenharia mecânica da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), uma família que usa ar condicionados por seis a oito horas diárias (período de um sono regular) pode ter um acréscimo de até 20% na conta de luz, por exemplo.

Para Rodolfo Gomes, diretor-executivo da IEI-Brasil (Iniciativa Energética Internacional Brasil), uma alternativa para usar o aparelho sem grandes custos é optando pelo modelo com nível A do Inmetro e com sistema de operação inverter. O nível de um ar-condicionado pode chegar até a letra E, o menos econômico.

Outra dica de Rafael Gomes diz respeito a instalação de cortinas nos ambientes. Elas diminuirão a incidência direta do sol, regulando a temperatura entre 24 e 25ºC. Dessa forma, será possível usar o ar-condicionado por menos tempo ou até mesmo não usar.

Um alerta importante é sobre qual aparelho instalar, quantos e onde. Para isso, é interessante contar com ajuda de um especialista. O modelo de ar-condicionado pode variar de acordo com uma série de fatores, como: tamanho do local, número de pessoas no ambiente, existência de outros aparelhos eletrônicos no local, entre outros.

Quem não pode comprar um ar-condicionado pode adaptar a casa com outras estratégias que deixam os ambientes mais frescos.

Uma delas é o sombreamento de paredes externas com toldos e plantas. Outra opção é aumentar a circulação de ar pelos ambientes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!