Receita Federal facilita preenchimento da declaração do Imposto de Renda em 2021

O Imposto de Renda 2021 ganhou uma facilidade para os contribuintes: a declaração pré-preenchida. A Receita Federal quer estimular o uso desse modelo. Além disso, não será mais necessário ter certificado digital para ter acesso ao formato on-line da declaração.

Receita Federal facilita preenchimento da declaração do Imposto de Renda em 2021

Vale ressaltar que essas novidades serão disponibilizadas a partir do dia 25 de março. Nesta quarta-feira (24), a receita detalhou todas as regras do IR 2021.

Qual beneficio do Imposto de Renda pré-preenchido?

Anualmente, muitas declarações de IR acabam caindo na malha fina por falhas na digitação. Com essa medida, a ideia é que esse número seja reduzido e que também o trabalho seja agilizado.

De acordo com informações da Receita, certa de 500 mil declarações caem na malha fina todos os anos.

O maior problema acontece no preenchimento de informações sobre os rendimentos dos dependentes.

Com a declaração pré-preenchida, o contribuinte terá uma boa parte das informações já inseridas nos documentos.

Esses dados são fornecidas à Receita Federal pelas empresas, por bancos, médicos, dentistas, imobiliárias, entre outros

As informações fiscais dos dependentes poderão ser inseridas automaticamente através de um sistema de atendimento da Receita Federal (e-CAC).

Como já citamos, para ter acesso a essa modalidade não será mais necessário possuir um Certificado Digital.

Para prosseguir basta ter um cadastro no sistema unificado de sites do governo federal (gov.br). Mas vale lembrar que, para sua segurança, haverá verificação dupla de identidade do contribuinte.

Como ter acesso ao informe de rendimentos do INSS para o IRPF?

O informe de rendimentos de 2020 já está disponível para que os beneficiários possam consultar.

Esse documento é usado por aposentados e pensionistas para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2021.

Ele pode ser acessado pela internet e nesse caso existem duas opções: pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo de mesmo nome. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e está disponível para usuários Android e iOS.

Outra forma de ter acesso é através de uma unidade do INSS. O beneficiário pode ligar para o INSS, através do número 135, e agendar a retirada do documento. Lembre-se de ter seus dados em mãos para facilitar o atendimento.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Bartira Araújo
Bartira Araújo se formou em Jornalismo pela Universidade Santa Cecília (UniSanta) no ano de 2008. Trabalhou como editora do Portal Unisanta Online e redatora em agências de marketing. Atualmente produz matérias para o portal FDR e possui anos de experiência na área de loterias e jogos de aposta.