Como deduzir despesas médicas no Imposto de Renda? Incluindo teste da COVID-19

Brasileiros reúnem documentações para a declaração do Imposto de Renda. Nessa semana, a Receita Federal informou o calendário do IRPF 2021. O programa utilizado para a prestação de contas já está disponível na internet e os segurados agora devem ir atrás das comprovações para ter acesso as deduções. Na saúde, o exame de covid-19 poderá ser válido. Acompanhe.

Como deduzir despesas médicas no Imposto de Renda? Incluindo teste da COVID-19 (Imagem: Google)
Como deduzir despesas médicas no Imposto de Renda? Incluindo teste da COVID-19 (Imagem: Google)

Anualmente a população precisa organizar seus informes de renda para poder gerar a declaração do IRPF. Na rodada de 2021, no entanto, haverá algumas mudanças devido a pandemia do novo coronavírus.

Quem fez o teste para saber se estava contaminado com a doença poderá ter descontos tributários.

Dedução na área de saúde

A dedução do IRPF para quem fez o exame de covid-19 se enquadra dentro dos critérios de saúde determinados pela Receita Federal. Para ter acesso ao desconto, o cidadão deve enviar o comprovante da despesa destinada para a realização do exame.

Isso implica dizer que, só poderá ter desconto pelo exame de covid aquele que o fez em laboratório ou clínica particular, tendo em vista a necessidade do pagamento.

— A legislação permite a dedução de valores pagos por exames laboratoriais desde que quem receba seja hospital, laboratório de análise clínica ou médico. Caso o teste tenha sido adquirido na farmácia, ou por empresas, não será dedutível — explica a professora da pós-graduação em Direito Tributário da FGV, Bianca Xavier.

Normalmente, todos os exames laboratoriais, consultas médicas e internações hospitalares são contabilizados por aqueles que desejam obter as deduções. No entanto, para isso é preciso repassar os comprovantes para que a Receita Federal valide o desconto.

Isso implica dizer que, na hora de preparar a declaração do IRPF 2021 o cidadão deverá, caso tenha interesse, sinalizar as deduções e anexar os valores e comprovantes que deverão ser analisados.

Todo o procedimento deve ser feito diretamente pelo programa da Receita Federal, já disponível para download pelo site do órgão. Após o envio do documento, os informes serão analisados para que sejam definidos os valores a serem descontados.

Caso haja incompatibilidade nas informações repassadas, a Receita irá notificar o contribuinte de modo que este caia na malha fina e revise seus dados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.