O que muda na entrega da declaração do Imposto de Renda em 2021?

Brasileiros devem ficar atentos a nova rodada do Imposto de Renda. A partir desta quinta-feira (25), os contribuintes já podem baixar o programa gerador da declaração do IRPF. Neste ano, a prestação de contas será iniciada no dia 1 de março e se estenderá até 30 de abril. Abaixo, confira os principais informes para não ter erros no seu cadastro.

O que muda na entrega da declaração do Imposto de Renda 2021? (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Anualmente a Receita Federal configura um programa para que os brasileiros possam fazer a declaração de seu Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Com a ferramenta já disponível para instalação, os contribuintes devem ficar atentos a todos os documentos que serão necessários anexar na hora de gerar o relatório fiscal.

Alterações na declaração do Imposto de Renda

A primeira observação importante é para quem foi beneficiado do auxílio emergencial em 2020, a declaração só precisará ser feita caso o cidadão tenha tido um rendimento acima do limite de isenção (R$ 22,8 mil por ano). Nesse caso, ele deverá devolver o valor superior ao governo.

Já no que diz respeito a tabela, não houveram alterações. Os valores são os mesmos aplicados em 2020. Isso significa dizer que as empresas têm até o dia 28 de fevereiro para enviar todos os documentos necessários para que seus empregados consigam comprovar seus rendimentos.

Para quem tiver dependentes, será obrigatório ainda apresentar o CPF de todas os menores, crianças e adolescentes. Já no caso daqueles com o certificado digital já declarado, há uma declaração que deve ser pré-preenchida no programa.

Entrega da declaração

Depois de preencher todo o formulário basta fazer o envio da declaração também dentro do Programa Gerador da declaração (PGD) relativo ao exercício 2021, on-line (com certificado digital), na página da Receita ou por meio do serviço “Meu Imposto de Renda”.

É importante ressaltar que o acompanhamento desse procedimento pode ser feito ainda pelo aplicativo conectado a celulares e tablets.

Cronograma das restituições

Este ano, as restituições deverão ser pagas em cinco lotes. O primeiro está previsto para ser liberado em maio, priorizando idosos e demais aposentados. Os quatro demais serão distribuídos respectivamente entre os meses de. junho, julho, agosto e, o último, em setembro

Para mais informações sobre o IRPF 2021 fique de olho em nossa página exclusiva de impostos.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.