IPVA SP: Placa final 0 vence 2ª parcela nesta quinta-feira (25)

Os paulistas que possuem algum veículo automotor com placa final 0 terão que pagar a segunda parcela do IPVA SP ou a cota única sem o desconto nesta quinta-feira (25). Quem não realizar o pagamento até hoje estará sujeito à multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na Selic.

IPVA SP: Placa final 0 vence 2ª parcela nesta quinta-feira (25) em São Paulo
IPVA SP: Placa final 0 vence 2ª parcela nesta quinta-feira (25)  (Imagem: Google)

O IPVA SP está sendo pago desde o início de janeiro, e, nesta quinta-feira (25), é a vez dos proprietários de veículos que possuem o final da placa 0. O estado possibilitou o pagamento em cota única com desconto de 3% ou o parcelamento em até três vezes.

Dessa maneira, quem optou pelo parcelamento e tem o veículo com a placa terminada em 0 tem que pagar a 2ª parcela. Outra opção é pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores em cota única, mas sem desconto.

O desconto só foi garantido aos contribuintes que optaram pelo pagamento em cota única do IPVA SP durante o início de janeiro. Quem não fizer o pagamento será multado a cada dia de atraso e com juros.

Após 60 dias sem a efetuação do pagamento, o percentual da multa, que é de 0,33% ao dia, passará a ser de 20%. A guia para o pagamento do tributo está disponível no site da Secretaria de Fazenda e Planejamento.

Para ter acesso a guia é necessário que o proprietário informe o número do Renavam e a placa do veículo. O pagamento pode ser efetuado em bancos, casas lotéricas, terminais de autoatendimento ou internet banking.

Além disso, o pagamento pode ser pela rede bancária ou pelo cartão de crédito. Para esse último caso, será necessário acessar uma das quatro empresas credenciadas pelo governo: PinPag, Taki, Parcele na Hora e Vamos Parcelar.

Calendário de pagamento do IPVA SP 2021

O Estado de São Paulo possui dois calendários do IPVA, sendo um para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares e outro para Caminhões e caminhões-tratores. Veja abaixo o primeiro:

Final da placa Vencimentos
Cota única com desconto de 3%

ou

1ª parcela

Cota única sem desconto

ou

2ª parcela

3ª parcela
1 07 de janeiro 09 de fevereiro 09 de março
2 08 de janeiro 10 de fevereiro 10 de março
3 11 de janeiro 11 de fevereiro 11 de março
4 12 de janeiro 12 de fevereiro 12 de março
5 13 de janeiro 18 de fevereiro 15 de março
6 14 de janeiro 19 de fevereiro 16 de março
7 15 de janeiro 22 de fevereiro 17 de março
8 18 de janeiro 23 de fevereiro 18 de março
9 19 de janeiro 24 de fevereiro 19 de março
0 20 de janeiro 25 de fevereiro 22 de março

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.