Nova fase de pagamentos do IPVA SP 2021 começa nesta terça-feira (9)

A segunda fase de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em São Paulo começa nesta terça-feira (9). Os proprietários de veículos com placa final 1 têm até hoje para pagar o IPVA SP 2021 à vista, sem desconto, ou a segunda parcela, caso tenha optado pelo parcelamento.

Nova fase de pagamentos do IPVA SP 2021 começa nesta terça-feira (9)
Nova fase de pagamentos do IPVA SP 2021 começa nesta terça-feira (9) (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O calendário de pagamento da segunda fase do IPVA seguirá até dia 25 de fevereiro, com os vencimentos de acordo com o número final da placa do veículo.

Os prazos de fevereiro valem para a cota única, mas sem desconto, e a segunda parcela — para os contribuintes que decidiram por esta forma de pagamento.

O valor a ser pago pode ser consultado em toda a rede bancária ou pelo portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Para realizar o pagamento, basta comparecer a uma agência bancária credenciada, por meio dos terminais de autoatendimento ou dos guichês de caixa.

Para isso, o contribuinte deverá ter o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam). Também será possível quitar o valor pela internet ou via débito agendado — ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

O imposto ainda poderá ser pago em casas lotéricas e com o cartão de crédito, nas empresas credenciadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Vale ressaltar que, para que o contribuinte possa antecipar o licenciamento anual, todos os débitos que recaiam sobre o veículo deverão ser quitados.

Calendário de vencimento do IPVA SP 2021

Prazos definidos para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares:

  • Placa com final 1 — 7 de janeiro; 9 de fevereiro; 9 de março
  • Placa com final 2 — 8 de janeiro; 10 de fevereiro; 10 de março
  • Placa com final 3 — 11 de janeiro; 11 de fevereiro; 11 de março
  • Placa com final 4 — 12 de janeiro; 12 de fevereiro; 12 de março
  • Placa com final 5 — 13 de janeiro; 18 de fevereiro; 15 de março
  • Placa com final 6 — 14 de janeiro; 19 de fevereiro; 16 de março
  • Placa com final 7 — 15 de janeiro; 22 de fevereiro; 17 de março
  • Placa com final 8 — 18 de janeiro; 23 de fevereiro; 18 de março
  • Placa com final 9 — 19 de janeiro; 24 de fevereiro; 19 de março
  • Placa com final 0 — 20 de janeiro; 25 de fevereiro; 22 de março

Os caminhões possuem um calendário diferente. A primeira parcela acontece durante o mês de março, com as datas iguais aos demais veículos — com vencimento de acordo com o número final da placa.

A segunda parcela está definida para o dia 15 de junho. A terceira está prevista para 15 de setembro. Nestes casos, a data será unificada para todas as placas de veículos. Caso prefira, o condutor ainda poderá pagar em cota única, sem desconto, até dia 15 de abril.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.