MOGI DAS CRUZES, SP — Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Salvador anunciou o fechamento de todas as atividades comerciais consideradas não essenciais neste fim de semana. A restrição passará a valer a partir das 18h desta sexta-feira (26) até 5h da próxima segunda-feira (1º).

De acordo com a decisão, a suspensão das atividades não essenciais acontecerá de forma escalonada para facilitar o esvaziamento dos trabalhadores. A medida também visa evitar a superlotação no transporte público.
O comércio de rua fechará às 17h, uma hora mais cedo. Os bares e restaurantes deverão encerrar o funcionamento às 18h. Já os shoppings e os centros comerciais precisarão interromper as operações às 20h.
A medida também determina que nenhuma atividade coletiva de esporte poderá ser realizada.
Neste final de semana, está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos da cidade, incluindo os mercados.
Para garantir o cumprimento das medidas, policiais militares, civis, guardas municipais e agentes de fiscalização ficarão responsáveis pelo monitoramento.
Em ação conjunta com o Governo do Estado, a Prefeitura de Salvador tomou a decisão por conta do aumento considerável da procura por atendimento nas UPAs e o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI. Dessa forma, o governo municipal busca conter a propagação da pandemia de covid-19.
Segundo o governador Rui Costa, caso os números da pandemia piorem, há possibilidade de o estado decretar a suspensão total do comércio ou aumentar mais as medidas de isolamento social.
A decisão para a capital da Bahia dependerá do quadro de demanda nas UPA’s e hospitais.
Campanha de vacinação em Salvador não será afetada
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, ressaltou que a campanha de vacinação contra a covid-19 não será afetada pela medida de restrição.
A imunização foi retomada nesta quinta-feira (25). Nesta quarta (24), quase 30 mil doses da vacina de Oxford chegaram ao município.
Essas doses serão destinadas aos idosos acima de 80 anos e profissionais da saúde.
Bruno Reis alega que a Prefeitura está na expectativa da chegada de mais doses. Ele revela que possui protocolos assinados com Pfizer, Oxford e Sinovac.