A Prefeitura de Jacareí (SP) anunciou que voltará a oferecer merenda para os alunos da Rede Municipal de Ensino a partir de março. Este fornecimento de alimentação, que será em formato de ‘marmitex-escolar’, substituirá o benefício ‘Vale Merenda’ no município do Vale do Paraíba.
O ‘Vale Merenda’ foi pago excepcionalmente pela Prefeitura de Jacareí em fevereiro. O benefício foi adotado como forma de evitar o deslocamento enquanto o município do Vale do Paraíba ainda estava na fase vermelha do Plano São Paulo.
Com a retomada do ano letivo e a perspectiva de retorno às aulas presenciais, a Prefeitura de Jacareí indica que a merenda voltará a ser produzida e distribuída na escola.
Com isso, a partir de março, as famílias que desejarem poderão retirar, diariamente, o ‘marmitex-escolar’ nas unidades escolares das 11h às 14h. Os pais e responsáveis que tiverem filhos em escolas diferentes poderão retirar em um só ponto de distribuição.
A Secretaria Municipal de Educação destaca que a merenda possui a finalidade de suprir as necessidades das crianças matriculadas na Rede Municipal durante o ano letivo.
Caso alguma família necessite outros tipos de apoio, a orientação é que entre em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada região do Município.
Termo de adesão do ‘marmitex-escolar’
A Prefeitura de Jacareí afirmou que, na última sexta-feira (19) foi enviado aos pais e responsáveis o Termo de Adesão de Retirada do Marmitex. Este termo informa sobre a mudança do ‘Vale Merenda’ pelo marmitex. A adesão ao termo visa evitar desperdícios.
A Secretaria de Educação solicitou que os pais e responsáveis, que desejarem retirar diariamente a marmitex, preencham o termo de adesão. As famílias com mais de um filho matriculado na Rede Municipal deveriam preencher o termo de adesão para cada aluno até esta terça (23).
Caso o preenchimento não tenha acontecido, os responsáveis poderão preencher o termo nas unidades escolares.
Pais e responsáveis se posicionam contra a decisão
Diante do fim do ‘Vale Merenda’ para a oferta do marmitex, pais e responsáveis promovem um abaixo-assinado contra a mudança, conforme apurado pelo O Vale. Entre os motivos para o posicionamento contrário, são citadas a aglomeração na escola e distância da unidade escolar por parte dos pais.