Auxílio emergencial ganha novas regras em 2021 após altos índices de fraude

Governo federal é pressionado para realizar um novo pente fino no auxílio emergencial. Nessa semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) se pronunciou sobre a extensão do coronavoucher afirmando que será necessário reforçar a fiscalização dos cadastrados. O órgão criou uma lista de recomendações que deverão ser aplicadas pelo Ministério da Cidadania antes da concessão do benefício.

Auxílio emergencial 2021 ganha novas regras após altos índices de fraude (Imagem: Google)
Auxílio emergencial 2021 ganha novas regras após altos índices de fraude (Imagem: Google)

Uma das principais polêmicas do auxílio emergencial em 2020 foram a quantidade de brasileiros que estavam recebendo o benefício indevidamente.

Militares, parlamentares e demais servidores públicos foram notificados pelo TCU por estarem gozando das mensalidades mesmo sem viver em situação de vulnerabilidade social.

Novo pente fino no auxílio emergencial

Desse modo, para evitar novas fraudes e enxugar ainda mais o orçamento do programa, o órgão passou a recomendar que seja realizando um pente fino mensal no cadastro de todos aqueles que estiverem recebendo os valores.

Bruno Dantas, ministro responsável pela fiscalização em 2020, defende que a extensão do auxílio é necessária, mas que deverá ser feita de forma mais criteriosa. Ele recomenda que os usuários passem a fazer a autodeclaração mensalmente através de aplicativos e sugeriu ainda os seguintes pontos:

  • Aferição mensal de elegibilidade
  • Divulgação da lista dos beneficiários indevidos por parte do Ministério da Cidadania
  • Uso de tecnologia na concessão, manutenção e pagamento do auxílio
  • Focalizar em quem não tem a proteção da renda formal
  • Cruzamento de bancos de dados do INSS, da Receita Federal e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
  • Inclusão do limite de patrimônio nos requisitos

O gestor reforçou ainda “que o auxílio emergencial foi tempestivo e alcançou os trabalhadores sem renda formal, porém, com um alto índice de pagamentos indevidos que resultaram em gasto de recursos públicos acima do necessário”.

Sobre o novo auxílio emergencial

De acordo com a agenda do ministério da economia, as novas parcelas passarão a ser concedidas a partir do mês de março. A expectativa é de que cerca de 35 milhões de brasileiros passem a ser contemplados com valores de aproximadamente R$ 250.

Os pagamentos permanecerão sendo feitos pela Caixa Econômica Federal e as definições de renda mínima para o recebimento ainda não foram divulgadas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.