Como fazer a prova de vida do INSS digital? Passo a passo completo!

Projeto piloto da prova de vida digital no INSS convoca novos segurados. Nessa terça-feira (23), o Instituto Nacional do Seguro Social informou que está recrutando novos 5,3 milhões de brasileiros para participarem dos testes de atualização do Meu INSS. Aqueles que estavam com o cadastro atrasado no órgão, receberam SMS para fazer a atualização virtual. Entenda os detalhes.

Como fazer a prova de vida do INSS digital? Passo a passo completo! (Imagem: Google)

A prova de vida do INSS normalmente é feita nas agências bancárias. O cidadão deve comparecer até uma unidade onde esteja vinculado e apresentar seu documento oficial com foto.

No entanto, com a pandemia do novo coronavírus esse procedimento ficou inviabilizando, obrigando a previdência a desenvolver uma adaptação online.

Prova de vida digital pelo INSS

Para poder dar continuidade a atualização de cadastro da população, o INSS passou a criar um programa de biometria facial dentro do Meu INSS. Ao acessar o aplicativo o cidadão deve posicionar a câmera de seu celular em seu rosto e assim comprovar a titularidade do seu benefício.

No entanto, a atividade ainda está em fase de teste e apenas grupos específicos podem utiliza-la. Desde 2020 o órgão vem convocando alguns segurados para poder validar o projeto piloto. Nesse momento, novos 5,3 milhões de aposentados foram chamados.

O convite tem sido feito através de mensagens enviadas por SMS ou email. No texto, o órgão esclarece que o cidadão deve acessar o Meu INSS para tentar o procedimento, dando o passo a passo para a realização da atualização.

É válido ressaltar que aqueles que não fizerem a prova de vida online não poderão ter o benefício cortado.

Como fazer a prova de vida digital

  1. Entre no Meu INSS pelo celular
  2. Ao se conectar deverá visualizar a mensagem “Chegou a hora de fazer a sua prova de vida. Faça agora, pelo celular, sem precisar sair de casa”. Embaixo estará outra mensagem: “Instale o Meu gov.br”. Clique e instale e ferramenta.
  3. Entre no aplicativo Meu gov.br e clique em “Autorizações”. Selecione a autorização marcada como pendente e clique em “Autorizar”
  4. Será feita a pergunta: “Deseja aceitar a autorização?”; clique em “Realizar Validação”
  5. Em seguida, vá em “Permitir” para que o aplicativo acesse a câmara do seu celular
  6. Será solicitado o número de um documento de identidade, informe-o e clique em “Prosseguir”
  7. Aparecerão dicas para fazer a prova de vida, que são: fique em um ambiente iluminado e sem ninguém atrás ou do seu lado; deixe o rosto à mostra, sem óculos ou uso de chapéu; o celular deve estar na frente do rosto
  8. Aparecerá um círculo em torno do seu rosto. Mantenha o rosto no centro desse círculo e aguarde cerca de 40 a 60 segundos para a conclusão da biometria digital
  9. Se estiver tudo certo, aparecerá a mensagem “Validação Facial realizada com sucesso”
  10. Clique em OK e o procedimento estará pronto

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.