O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004 com a intenção de incluir os estudantes que não conseguem pagar a faculdade. Sendo assim, são selecionados estudantes para terem bolsas parciais e integrais em universidades particulares.

As bolsas podem ser de 50% ou de 100%, mas para isso é necessário que o estudantes esteja encaixado nos requisitos.
Na primeira edição de 2021, o Programa não vai utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mais recente, ou seja, de 2020.
Essa decisão foi tomada pelo Ministério da Educação (MEC) para que a mantivesse a seleção em janeiro, embora o ENEM fosse realizado no mesmo mês.
Como funciona o Prouni?
O programa abre semestralmente inscrições para os estudantes se candidatarem às bolsas de estudos.
Os candidatos devem ter feito a última edição do Enem e atingido a nota mínima de 450 pontos, não pode ter zerado a redação e ter renda familiar de até 3 salários mínimos.
Quem pode participar?
Para participar é necessário:
- ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
- ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
- ter alguma deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.
Com exceção dos docentes, os outros candidatos não podem ter diploma do ensino superior.
Renda
O programa concede direito a bolsa de estudo nas universidades particulares. Esses tem duas modalidades:
- bolsa integral (100%): renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;
- bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.
Como se inscrever?
A inscrição pode ser realizada totalmente online pelo site do Prouni. Após isso é preciso realizar um cadastro fornecendo o CPF e o número de inscrição do último Enem.
O prazo para a realização da inscrição é de quatro dias, por isso não deixe para a última hora já que o site pode ficar congestionado e acabar não conseguindo realizar a inscrição.
Lista de espera
Os estudantes que não forem convocados nas duas primeiras chamadas devem manifestar interesse em permanecer no processo seletivo.
Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Neste ano essa manifestação pode ser feita entre os dias 18 e 19 de fevereiro. A lista de espera vai estar disponível para consulta após o dia 22 de fevereiro.