ENEM 2021 já tem data prevista para ocorrer; confira detalhes do novo exame

O ENEM 2021 deve acontecer entre novembro e dezembro desse ano. O planejamento vem sendo feito considerando a pandemia que ainda vivemos. Para esse ano é esperado a segunda edição do exame digital.

ENEM 2021 já tem data prevista para ocorrer; confira detalhes do novo exame
ENEM 2021 já tem data prevista para ocorrer; confira detalhes do novo exame (Imagem/Reprodução: Google)

A afirmação de que as datas prováveis de aplicação do ENEM 2021 são para novembro ou dezembro desse ano foi feita pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, durante entrevista após a aplicação das últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio Digital.

ENEM 2021

O planejamento do exame desse ano está sendo feito levando em consideração que ainda estamos vivendo tempos de pandemia.

No entanto, Lopes afirma que essa previsão de data não deve ser alterada. O objetivo do Inep é fazer com que até 2026 o Exame Nacional do Ensino Médio seja todo digital.

Para isso, “Já em 2021 vamos ampliar a oferta, para mais pessoas fazerem o Enem digital”, afirmou Lopes.

Em 2020, edição piloto desse modelo de aplicação, 93.079 candidatos eram esperados, mas apenas 26.7609 participaram. Alguns desses estudantes participarão da reaplicação da prova.

Como usar a nota do ENEM 2021?

O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada nas instituições de ensino superior, públicas ou particulares. E existem diversas formas de se conseguir esse ingresso.

Sistema de Seleção Unificada: Seleciona estudantes para ingressar em universidades públicas, estaduais ou federais. Para participar, o candidato precisa ter atingido nota acima de zero na redação do Enem.

Programa Universidade para Todos: No programa, os estudantes com renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos podem conseguir bolsas de estudos de 50% ou 100%. Para isso, eles devem ter participado de alguma edição do Enem desde 2010, ter atingido, pelo menos, 450 pontos na prova e não podem ter zerado a redação.

Financiamento Estudantil: No Fies, o estudante conclui o curo em instituição particular, mas paga apenas depois de formado, sendo possível conseguir até mesmo juros zero. O estudante é beneficiado com o financiamento quando faz o Enem e atinge pelo menos 450 pontos na prova. A partir de 2022 o estudante também deverá atingir 400 pontos na redação.

Ingresso direto: Algumas instituições fazem seleções próprias com o uso da nota do exame. Esse tem sido um procedimento bastante usado nas seleções feitas durante o período de pandemia.

Ingresso nas Universidades portuguesas: Mais de 40 instituições portuguesas recebem os estudantes brasileiros por meio de seleções com a uso da nota do Enem.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.