Licenciamento 2021 ganha nova data de vencimento para o Rio de Janeiro

Por conta da pandemia, vários prazos foram ampliados e no Rio de Janeiro, os pagamentos do licenciamento 2021 começam a vencer apenas em setembro. A decisão foi tomada por conta dos impactos econômicos causados pelo coronavírus.

Licenciamento 2021 ganha nova data de vencimento para o Rio de Janeiro
Licenciamento 2021 ganha nova data de vencimento para o Rio de Janeiro (Imagem: Reprodução/Google)

O licenciamento neste ano é totalmente digital. Para emiti-lo basta acessar o site do Detran, fazer o download e pagar a Guia de Regularização de Taxas (GFT), no valor de R$219,37.

Ainda é exigido o pagamento do Seguro DPVAT para o licenciamento anual de 2020. Após determinação do governo federal, a taxa DPVAT não será cobrada para o licenciamento de 2021.

Quando o pagamento da guia for compensado, o usuário poderá utilizar o CRLV-e, nome dado a versão digital do documento. O dono do veículo pode acessá-lo através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site do Denatran. 

Para começar, é preciso fazer um registro no próprio aplicativo, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral. O motorista também pode baixar a CNH Digital, que é válida em todo o Brasil.

A atualização do documento é feita automaticamente e demora cerca de dez dias úteis após o pagamento da GRT.

Calendário Licenciamento 2021 RJ

Para o licenciamento 2021, foi organizado um calendário com quatro datas. Os veículos com placa final 1 ou 2, pagam até o dia 30 de dezembro. Já os com final 3, 4 ou 5, devem efetuar o pagamento até 31 de outubro. 

Até o dia 30 de novembro devem pagar os proprietários de automóveis com finais de placa 6, 7 ou 8. E, por fim, aqueles que terminam em 9 ou 0 devem fazer a regularização até 31 de dezembro.

Regularização 

É importante ressaltar também que os proprietários de veículos possuem um prazo até abril para regularizar a situação do documento do ano passado.

Esta regularização segue o seguinte cronograma: Final de placa 0, 1 ou 2 (até 27 deste mês); final de placa 3, 4, 5 ou 6 (data limite é dia 31 de março); e final de placa 7, 8 ou 9 (até 30 de abril).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.