Como vai funcionar o pagamento da antecipação do 13° salário do INSS?

Os aposentados e pensionistas do INSS já estão no aguardo do recebimento da antecipação do 13º salário no fim do mês de março. Sendo assim, eles esperam que os pagamentos sejam efetuados na folha de pagamento mensal dos benefícios. De acordo com o calendário, os beneficiários começam a receber a partir do dia 25 de março.

publicidade
Como vai funcionar o pagamento da antecipação do 13° salário do INSS?
Como vai funcionar o pagamento da antecipação do 13° salário do INSS? (Imagem FDR)

O presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical), disse que o sindicato fez ainda em janeiro a solicitação de antecipação dos valores da primeira parcela do 13º. 

Sendo assim, extraoficialmente, o pagamento teria sido confirmado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Mas, como não houve um retorno oficial, é esperado que o pagamento saia no mês que vem.

publicidade

Adiantamento do 13º salário do INSS

Os representantes dos aposentados não acreditam que haverá o adiantamento para este mês, como o governo tinha dito incialmente.

A razão é que o INSS já teria começado a processar a folha de pagamentos de aposentadorias e pensões deste mês, porém sem o 13º.

Segundo a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, a entidade está tentando promover um encontro com representantes do governo federal para discutir o adiantamento dos valores.

Mesmo que o governo tenha realizado o adiantamento nos últimos anos, neste momento a antecipação da primeira e da segunda parcelas do 13º foi efetuada para tentar mitigar os impactos da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. 

No ápice do isolamento social, o governo optou por liberar o valor nas competências de abril e maio. Desta forma, seriam injetados na economia o total de R$ 23,7 bilhões, com pagamento dos valores a 30,7 milhões de segurados.

Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão tem direito ao 13º atualmente. 

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Quem recebe BPC ou renda mensal vitalícia não recebe o benefício. Por fim, a primeira parcela corresponde a exatamente metade do valor do benefício mensal, enquanto a segunda passa por descontos de Imposto de Renda.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.