Barcos do INSS voltam a fazer atendimentos a partir de segunda-feira (22); saiba como usar

Os barcos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que circulavam pelo Amazonas estavam com as viagens interrompidas por mais de um mês, por causa da pandemia do novo coronavírus. Ficou decidido porém, que as viagens serão retomadas na segunda-feira (22).

Barcos do INSS voltam a fazer atendimentos a partir de segunda-feira (22); saiba como usar
Barcos do INSS voltam a fazer atendimentos a partir de segunda-feira (22); saiba como usar (Imagem: Montagem / FDR)

O PrevBarco AM 1 irá retornar seu itinerário no município de Boca do Acre, enquanto o PrevBarco AM 2 irá retomar os trabalhos no município de Guarujá.

O atraso de um mês nas viagens do INSS não impedirá que os barcos cumpram o roteiro previamente agendado. O cronograma, nesse caso, segue o mesmo, porém com 30 dias acrescidos.

Para que as viagens possam ser retomadas, o INSS definiu um protocolo sanitário de proteção e distanciamento social nas embarcações. Por isso, os guichês de atendimento e as mesas dos médicos peritos, por exemplo, ganharam anteparos de acrílico.

Todos os profissionais passam a usar equipamentos de proteção individual, como máscaras, aventais e luvas descartáveis.

Os segurados do INSS que forem receber atendimento devem aguardar sempre fora da embarcação, sob abrigo de tendas ou ao ar livre, dependendo do local, e com cadeiras distanciadas entre si, respeitando, no mínimo, um metro e meia entre cada uma. É obrigatório o uso de máscaras também.

Tanto as embarcações quanto os locais de espera passarão por higienização constante na tentativa de evitar a propagação da doença nos lugares onde passar.

INSS em terra firme

Ao contrário de quem depende do atendimento do INSS através das viagens de barcos que trazem os serviços até eles e devem aguardar o cronograma do órgão, os segurados que estão em terra firme podem agendar suas próprias atividades através de um aplicativo, sem sair de casa.

A plataforma Meu INSS é gratuita e fica disponível para os sistemas operacionais Android e iOs nos aparelhos eletrônicos.

Ainda que permita agendamentos, a orientação do órgão é que, na ida presencial às agências, os segurados também sigam protocolos de segurança contra a Covid-19, como fazer o uso obrigatório de máscaras, manter o distanciamento social, evitar companhias na ida às agências e higienizar as mãos constantemente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!