Os boletos de pagamento da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que tinham o prazo de vencimento entre sábado (13) e segunda-feira (15), tiveram a prorrogação para até esta quarta-feira (17). A medida de prorrogar o prazo do boleto do IPTU 2021 Curitiba ocorreu por causa do Carnaval.
Apesar da prorrogação dos boletos que tinham vencimento entre os dias 13 e 15, os documentos que venceram nos dias 11 e 12 de fevereiro não foram inclusos na ampliação do prazo.
O calendário do IPTU 2021 acontece entre fevereiro e novembro. A data de vencimento do imposto varia entre os dias 11 e 15 de cada mês. Os prazos são estabelecidos de acordo com o dígito verificador da indicação fiscal do imóvel.
Para os imóveis com dígito verificador 1 e 2, a data de vencimento acontece nos dias 11 de cada mês. Sequencialmente, o dígito e as datas são: dígitos 3 e 4 (dia 12); dígitos 5 e 6 (dia 13); dígitos 7 e 8 (dia 14); dígitos 9 e 0 (dia 15).
No caso de quem optou pelo débito automático, a primeira parcela acontece no dia 19 de fevereiro — independentemente do dígito — e as demais nos dias 11. O IPTU parcelado pode ser pago em até dez vezes.
Emissão do boleto do IPTU 2021 Curitiba
A primeira parcela do imposto foi enviada por carta no endereço do contribuinte. As parcelas dos meses seguintes podem ser emitidas virtualmente pelo site da Prefeitura de Curitiba e pelo aplicativo Curitiba App. Este aplicativo também dispõe de diversos serviços municipais.
Além disso, a pessoa pode ter acesso ao boleto pelos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, que funcionam nas dez Ruas da Cidadania. O atendimento acontece entre às 8h e 17h — de segunda a sexta-feira.
Para isso, será preciso ter em mãos a inscrição imobiliária ou indicação fiscal. Esses dados podem ser encontrados na escritura do imóvel ou em um boleto antigo do imposto.
Ao ter acesso ao Documento de Arrecadação Municipal (DAM), o contribuinte poderá quitar o valor nos bancos conveniados — Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú/Unibanco, Sicredi, Sicoob e Mercantil — na boca do caixa, caixas eletrônicos ou internet banking.