IPTU Curitiba 2021 inicia cobrança a partir desta quinta-feira (11)

Começa hoje, 11, em Curitiba, o pagamento parcelado do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021. As parcelas tem vencimento entre os dias 11 e 15 de cada mês, de acordo com a indicação fiscal do imóvel, de fevereiro a novembro. Saiba mais.

IPTU Curitiba 2021 inicia cobrança a partir desta quinta-feira (11)
IPTU Curitiba 2021 inicia cobrança a partir desta quinta-feira (11) (Imagem: Cesar Brustolin/SMCS)

O boleto da primeira parcela foi remetido para as casas dos contribuintes. As demais podem ser geradas através do aplicativo Curitiba App, ou pelo site clicando aqui.

Quem preferir pode se dirigir aos núcleos da Secretaria De Planejamento, Finanças e Orçamento que ficam nas Ruas da Cidadania e na administração regional da CIC.

O atendimento ao público é das 8h às 17h, de segunda a sexta. O contribuinte deve levar a inscrição imobiliária ou indicação fiscal.

O vencimento das parcelas do IPTU segue o calendário a seguir:

  • Para indicação fiscal com dígito verificador 1 e 2, a data de vencimento será dia 11 de cada mês;
  • Dígitos 3 e 4 no dia 12;
  • Dígitos 5 e 6 no dia 13;
  • Dígitos 7 e 8 no dia 14; e
  • Dígitos 9 e 0 no dia 15.

O tributo pode ser parcelado em até dez vezes. O prazo para pagamento da cota única terminou ontem, 10.

Curitiba App

É muito fácil utilizar o Curitiba App para emitir as parcelas do IPTU 2021. Baixe o aplicativo em seu celular, faça o cadastro e crie sua senha pessoal.

Após entrar no sistema, o contribuinte pode colocar o IPTU entre suas preferências e selecionar se prefere utilizar a identificação do imóvel através da inscrição imobiliária ou indicação fiscal. O usuário pode colocar e emitir as guias via app de imóveis que não estejam vinculados ao seu CPF, inclusive de CNPJ.

Após isso, salve o DAM (Documento de Arrecadação Municipal) em formato PDF, imprima ou copie o código de barras. 

Com o documento impresso ou com o código, você pode pagar o tributo nos caixas dos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking.

Os bancos conveniados para pagamento são Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú/Unibanco, Sicredi, Sicoob e Mercantil.

O IPTU pode ser pago com cartão de crédito ou débito e também pelo débito automático.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.