IPTU Curitiba 2021: Passo a passo para emitir boleto de pagamento

Os moradores de Curitiba já podem emitir os boletos de pagamento do IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano) 2021. A Prefeitura também irá enviar as guias de pagamento até o fim deste mês para os contribuintes. A TLC (Taxa de Coleta de Lixo) será cobrada.

IPTU Curitiba 2021: Passo a passo para emitir boleto de pagamento (Imagem FDR)

Os moradores que optarem pelo pagamento do IPTU à vista terão um abatimento de 4% no valor total. Este desconto é válido até o dia 10 de fevereiro. Quem preferir também pode pagar o tributo parcelado em até 10 vezes, porém sem o desconto.

Neste ano, a prefeitura não irá enviar o carnê do IPTU com todas as parcelas. Sendo assim, os moradores que forem quitar o tributo em 10 parcelas, precisarão obrigatoriamente, emitir os boletos de pagamento pela internet.

O motivo do não envio dos carnês do IPTU completos é o custo com a impressão, diz a Prefeitura de Curitiba. Além disso, este novo formato se encaixa no projeto de modernização da cobrança do tributo.

A prefeitura diz também que cerca de 30% dos carnês impressos do Imposto Predial e Territorial Urbano são devolvidos porque os Correios não conseguem localizar o destinatário, corroborando para a ideia de impressão domiciliar.

Reajuste IPTU Curitiba

Tem 2021, o imposto passou por um reajuste de 7%. Os valores não passavam por uma atualização desde 2015. Cobrada à parte a Taxa de Coleta de Lixo tem o custo de R$ 275,40 para imóveis residenciais e R$ 471,60 para imóveis comerciais.

Como emitir o boleto de pagamento

Os moradores que optarem pelo pagamento em até 10 parcelas, tem três caminhos para emitir suas guias de pagamento

  • Pela internet, através deste link (é necessário inserir a inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do imóvel)
  • Pelo Curitiba App, disponível para plataforma Android ou iOS
  • Ou se dirigindo aos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, nas dez Ruas da Cidadania

Vencimento do IPTU Curitiba 2021

Os pagamentos à vista precisam ser efetuados até 10 de fevereiro com desconto de 4%. Após esta data, o desconto não será mais aplicado.

Já para os pagamentos parcelados em até 10 vezes, os vencimentos acontecem entre os meses fevereiro e novembro , com datas vencimento entre os dias 11 e 15 de cada mês. As datas exatas constam no boleto do IPTU 2021 Curitiba.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.