- Com a nota do ENEM é possível participar dos processos seletivos de vagas para o ensino superior em 2021;
- O edital do SiSU 2021 deve ser publicado apenas depois da publicação da nota do ENEM 2020;
- Conheça as instituições que já informaram a adesão ao SiSU 2021;
- A expectativa é de que o ProUni e o Fies tenham uma edição extra nesse ano.
Estamos na reta final da aplicação do ENEM 2020. Com a nota do exame é possível participar dos processos seletivos de vagas para o ensino superior em 2021 no SiSU, ProUni, Fies e até em processos seletivos próprios de cada instituição.
Como concorrer às vagas para o ensino superior em 2021 do SiSU
O Sistema de Seleção Unificada cuida da inserção de estudantes em instituições publicas, sejam elas federais ou estaduais.
Dias atrás, o diretor de políticas e programas de Educação Superior do MEC, Edimilson Costa Silva, falou sobre as datas possíveis para o SiSU 2021.
O cronograma divulgado por ele acabou sendo confirmado pelo MEC posterirormente.
Assim, os estudantes devem ficar atentos às seguintes datas:
- Inscrições: 6 a 9 de abril
- Resultado: 13 de abril
- Matrícula: 14 a 19 de abril
O edital do programa deve ser publicado apenas depois da publicação da nota do ENEM 2020, prevista para 29 de março.
Recentemente também o Ministério da Educação decidiu prorrogar o prazo de adesão das instituições superiores ao sistema. Que agora se encerra em 23 de fevereiro.
Como a responsabilidade do número de vagas e os cursos ofertados é da própria instituição de ensino superior. A quantidade de vagas ofertas só deve ser divulgada após o termino do prazo de adesão.
Para participar, o estudante deve ter feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não pode ter zerado a redação, nem participado na condição de treineiro.
O período entre a primeira e a segunda seleção do programa deve ser bastante curso. Como foi divulgado recentemente pelo diretor de políticas e programas de educação superior do MEC, Edimilson Costa Silva.
Segundo ele, a estimativa é de que as inscrições da segunda seleção do SiSU 2021 aconteçam entre 7 e 10 de junho, com divulgação do resultado em 14 do mesmo mês.
Ressaltando que essas datas ainda são apenas estimativas, elas ainda podem ser alteradas caso o ministério perceba a necessidade.
Universidades que vão aderir ao SiSU 2021
Mesmo com o prazo ainda em aberto, algumas instituições já manifestaram que irão aderir ao programa, confira abaixo algumas delas:
- Udesc – Universidade Estadual de Santa Catarina
- UFBA- Universidade Federal da Bahia
- Ufob – Universidade Federal do Oeste da Bahia
- UFRB – Universidade Federal do Recôncavo
- Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco
- Uesc – Universidade Estadual de Santa Cruz
- Instituto Federal Baiano
- UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
- UFSJ – Universidade Federal de São João del Rei
- UFV – Universidade Federal de Viçosa
- Unifesspa – UniversidadeFederal do Sul e Sudeste do Pará
- UEL – Universidade Estadual de Londrina
Vagas para o ensino superior em 2021 no ProUni e FIES
A seleção dos dois programas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021 já estão em fase final.
O ProUni, programa que concede bolsas de estudos em instituições da rede particular, está, até 24 de fevereiro na fase de comprovação das informações e inicia a inscrição na lista de espera em 1º de março.
Já o FIES, que oferece financiamento estudantil, com pagamento da dívida após a formatura e até mesmo com juros zero, está na fase de lista de espera, que vai até 18 de março.
Segundo semestre de 2021 no ProUni e FIES
Nessas primeiras seleções desses programas os estudantes não puderam usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020.
Já nos segundos processos seletivos do ano, eles poderão usar, pois a estimativa é de que logo após a divulgação da nota do ENEM 2020, as seleções do segundo semestre sejam abertas.
O MEC afirmou que a decisão pela abertura das segundas seleções ainda no primeiro semestre foi tomada “para atender a todos os estudantes que concluirão o ensino médio este ano”.
Vale lembrar que quando foi anunciado que as notas do ENEM 2020 não poderiam ser usadas nas primeiras seleções do Prouni e do Fies, muitos estudantes se manifestaram contrários a medida.
A expectativa é de que os dois sistemas de seleção tenham uma edição extra nesse ano.
Como foi anunciando pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.
Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.