Com as pessoas cada vez mais conectadas, as empresas estão apostando e muito nas redes sociais para divulgar seus produtos e serviços. As pequenas empresas também entraram neste movimento e a presença delas cresceu 70% no final de 2020.
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é o responsável por este levantamento que apontou que o WhatsApp, Instagram e Facebook são as principais ferramentas de tecnologia utilizadas pelos pequenos empresários.
O WhatsApp é usado por 84% das pequenas empresas que trabalham on-line; o Instagram tem 54% de penetração; e o Facebook, 51%. A pandemia foi uma incentivadora do uso destas plataformas.
Dicas de especialistas para as empresas nas redes sociais
- Utilize todas as redes possíveis, mas foque nas mais usadas (WhatsApp, Facebook e Instagram)
- Acompanhe os resultados das postagens através das estatísticas, comentários, curtidas, ganho/perda de seguidores
- Elabore postagens que vão além de ofertas, mostrando bastidores, processos de produção e quais são os valores da empresa
- Humanize sua linha do tempo nas redes. Os clientes gostam de saber quem está por trás do perfil, então o próprio dono pode aparecer nos posts
- Sempre faca uma nova postagem, mas cuidado com os excessos. A cada 10 posts, apenas 2 de ofertas
- Redobre o cuidado com o visual. Os posts devem seguir um padrão com paleta de cores definida, formato de foto e fontes. Assim, sua marca será lembrada automaticamente nas publicações
- Investir em posts pagos, caso queira mais agilidade no crescimento do negócio. Esse tipo de ação ajuda a atingir seu público-alvo
Redes que devem ser usadas
O WhatsApp, Instagram e Facebook são fundamentais para as vendas on-line, explica Ivan Tonet, do Sebrae. Porém se possível, invista em outras redes como Linkedin, rede mais utilizada para o mercado de trabalho e também nas novidades como o TikTok.
Para o WhatsApp, é importante ativar versão Business. O aplicativo também é gratuito, porém traz algumas ferramentas para auxiliar no contato com o cliente, como a criação de um perfil empresarial, envio de respostas automáticas e catálogo de produtos.
O Instagram e o Facebook também possuem perfis para empresas, onde é possível acompanhar um monitoramento aprofundado a respeito do engajamento do público com seu negócio.