SENAI oferece mais de 60 MIL vagas para Jovem Aprendiz em 2021

Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e indústrias de 20 estados e do Distrito Federal está ofertando vagas para jovem aprendiz. Ao todo, são 61.218 oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, com qualificação profissional.

SENAI oferece mais de 60 MIL vagas para Jovem Aprendiz em 2021
SENAI oferece mais de 60 MIL vagas para Jovem Aprendiz em 2021. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O candidato precisa ter entre 14 e 24 anos, estar cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental ou educação de jovens e adultos (EJA) ou ter concluído o ensino médio. Os processos seletivos serão realizados pelas empresas e divulgados na página do Senai.

Confira oportunidades para jovem aprendiz

O contrato de trabalho pode ser de até dois anos, com carteira assinada. O estudante precisa cumprir a jornada de trabalho e comparecer a cursos gratuitos de qualificação do Senai.

A carga horária é de seis horas para quem não concluiu o ensino fundamental, e oito horas para quem já terminou.

A remuneração é calculada com base no salário-mínimo/ hora e pode variar de acordo com a área de atuação. Além dos cursos tradicionais, o Senai e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Produtividade (Sepec) do Ministério da Economia lançaram o Aprendizagem 4.0.

O programa segue as regras da aprendizagem, mas tem um formato mais digital, alinhado com as necessidades da indústria adaptada à revolução tecnológica. O Aprendizagem 4.0 oferece 12 cursos a distância (EaD) divididos em três áreas tecnológicas:

Metalmecânica

  • Técnico em mecânica
  • Programador de manutenção mecânica
  • Programador de produção mecânica
  • Operador de máquinas e ferramentas convencionais
  • Fresador mecânico
  • Torneiro mecânico
  • Ajustador mecânico

Manufatura avançada

  • Técnico em IoT (internet das coisas)
  • Técnico em cibersistemas para automação

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s)

  • Programador front-end
  • Programador back -end
  • Programador full stack.

De acordo com o Senai, a escolha das áreas para o programa de aprendizagem se deu por serem qualificações consideradas transversais, de alta empregabilidade na indústria. Ao final do período como aprendiz, o jovem pode aproveitar a carga horária para continuar os estudos no Senai.

O Senai é o maior complexo privado de educação profissional e de serviços tecnológicos da América Latina e está presente em cerca de 3.200 municípios brasileiros, com 583 unidades fixas e 487 unidades móveis.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 4

SENAI oferece mais de 60 MIL vagas para Jovem Aprendiz em 2021

Mônica Chagas
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA