Programa Jovem Aprendiz efetiva 3 a cada 4 contratados no RN, diz pesquisa

O Programa Jovem Aprendiz promove a integração de jovens nas empresas contratantes, sendo que um período é dedicado exclusivamente para capacitação sobre a área de atuação escolhida. No Rio Grande do Norte, o programa efetiva três a cada quatro contratados.

Programa Jovem Aprendiz efetiva 3 a cada 4 contratados no RN, diz pesquisa
Programa Jovem Aprendiz efetiva 3 a cada 4 contratados no RN, diz pesquisa (Imagem: Montagem / FDR)

Foi o que aconteceu com Kassilly Louyse Pereira, de 24 anos, que concedeu entrevista ao G1. Ela é assistente administrativo e trabalha na parte financeira de uma empresa situada em Natal, no Rio Grande do Norte. Ao G1 do seu estado, contou que conseguiu o emprego através do programa Jovem Aprendiz.

“Antes de ter minha carteira assinada na empresa em que fui aprendiz, coloquei currículo em alguns lugares, mas sem êxito. Graças a Deus que isso já não é mais um problema”, conta.

Uma instituição especializada na terceirização de mão de obra, a JMT Service, trabalha com jovens aprendizes desenvolvendo a capacidade de liderança nas funções escolhidas.

“Essa é uma metodologia que usamos para que eles aprendam na prática sobre sua área de atuação, geralmente assistente administrativo. Isso também é importante para que estejam preparados para o mercado de trabalho como um todo, seja adquirindo conhecimentos técnicos ou sabendo se relacionar com os colegas no ambiente de trabalho”, explica a gerente administrativa Jerlani Alves.

Assim aconteceu também com Marcos Antônio dos Santos, de 21 anos. Apesar de não ter afinidade com recursos de informática, se desenvolveu como assistente administrativo e garantiu sua função. “Hoje em dia já sei fazer planilhas e, além disso, a rotina de trabalho me ajuda a superar a timidez”, diz.

O jovem João Victor Nunes, de 20 anos, estuda para fazer graduação em Medicina. Enquanto isso, opera como assistente administrativo e aproveita a experiência para oportunidades futuras.

“A convivência com as outras pessoas e o dia a dia no ambiente trabalho é sempre muito importante e gratificante. A experiência do primeiro emprego irá me ajudar para tudo o que eu for fazer na vida, inclusive nas demandas da faculdade”, afirma.

O CIEE é o principal responsável pelo programa Jovem Aprendiz. Para participar, é preciso criar um perfil preenchendo os dados pessoas e formas de comunicação.

A inscrição é gratuita. A partir disso, o CIEE divulga as vagas personalizadas para o perfil do estudante.

Entre as vantagens de ser um aprendiz, está a remuneração de até um salário mínimo, carga horária máxima de 6 horas por dia, e benefícios garantidos na CLT.