Por que criar a chave PIX? Veja o que líder de transações oferece aos clientes

Em funcionamento há três meses, PIX lidera o ranking dos sistemas de pagamentos brasileiros. Um relatório oficial do Banco Central revelou que, apenas em 2021, o novo serviço de transferência bancária já movimentou mais de 286 milhões de operações. De acordo com os dados, mais de R$ 225 bilhões já foram enviados neste ano.

Por que criar a chave PIX? Veja o que líder de transações oferece aos clientes (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Por que criar a chave PIX? Veja o que líder de transações oferece aos clientes (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O PIX nada mais é do que um serviço de transferência bancária. Por meio dele, a população consegue fazer TED’s de forma totalmente gratuita e com o depósito instantâneo. Desenvolvida pelo Banco Central, a tecnologia vem conquistando o país e já ultrapassou o número das tradicionais TED’s feitas entre as instituições.

O relatório do BC mostrou que enquanto as TED’s somaram 53,2 milhões de transferências em 2021, o PIX contabilizou 286 milhões.

Convertendo esses números em real, significa dizer que o novo serviço já enviou mais de R$ 225 bilhões somente em janeiro.

Principais vantagens do PIX

Para a grande maioria dos usuários a principal vantagem é que além de ser gratuito, o envio do novo sistema ocorre de forma automática.

Ao contrário das transferências bancárias convencionais, por meio dele o titular consegue fazer um envio em qualquer dia e horário da semana, até mesmo feriados, fazendo com que seu recebedor tenha acesso ao valor imediatamente.

Como criar a chave PIX

Basta acessar o aplicativo da sua instituição bancária e selecionar a função PIX. Nela você deverá informar como desejará ter sua chave, podendo ser por exemplo um número de celular, CPF ou até mesmo e-mail.

Basta registrar a informação, conforme o nome completo e titularidade do CPF e cadastrar. Pronto, o serviço será validado e ficará disponível para uso na sequência.

O cidadão tem direito de criar até cinco chaves, podendo ser uma em cada banco. Por exemplo, chave com CPF no banco X e chave de número de telefone no banco Y.

Riscos e cuidados

No que diz respeito aos possíveis riscos, o Banco Central vem recomendando que a população poupe a publicitação dos documentos como o CPF para o recebimento de transferências.

Além disso, a instituição solicita que na hora de fazer o PIX o usuário fique atento ao preenchimento da chave para evitar o envio para uma pessoa errada.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.