Bancos vão funcionar durante Carnaval? Veja horário para pagamentos

O feriado de Carnaval não será concedido em diversos estados brasileiros, mas mesmo assim os bancos não devem funcionar. Saiba aqui como pagar as suas contas nesse feriado sem atraso, e sem gerar multas e juros.

Bancos vão funcionar durante Carnaval? Veja horário para pagamentos
Bancos vão funcionar durante Carnaval? Veja horário para pagamentos (Foto: Google)

O ponto facultativo foi suspenso na maior parte do país. Apesar disso, os bancos decidiram que suas agências ficarão fechadas nos dias 15 e 16 de fevereiro, ou seja, segunda e terça-feira. Já na quarta-feira (17), o expediente será até às 12 horas.

Com isso, os pagamentos feitos por meio de TED e DOC, só serão processados na quinta-feira (18). Os pagamentos feitos no dia 17 serão compensados apenas se for realizado por TED.

Se eu pagar na lotérica o que acontece?

As casas lotéricas não informaram ainda se vão ter expediente. Cada estado ou município deve decidir se vai abrir ou não.

Mas, se abrir, os pagamentos feitos devem ser processados apenas nos dias 17 e 18.

Minha conta vence no feriado o que devo fazer?

Os tributos estaduais como água, luz, energia, telefone e etc., já possuem data de vencimento no dia 18 de fevereiro.

Em outros casos há duas opções:

  • Fazer o pagamento com PIX

O Pix funciona 7 dias, 24 horas por dia, mesmo em domingo e feriados. Com a ferramenta, as transações são realizadas em segundos e não é preciso esperar para a compensação.

  • Antecipar o pagamento

Caso o PIX não seja uma opção para o pagamento das contas, o ideal é fazer o pagamento antes da sexta-feira (12).

Carnaval

Os quatro dias tradicionais de carnaval seriam entre sábado (13) e terça-feira (16), mas por conta da pandemia as celebrações deste ano foram canceladas com a intenção de evitar aglomerações.

Sendo assim, cada município e estado ficará responsável por conceder ou não o feriado.

O feriado só é oficial em alguns estados e municípios, como no Rio de Janeiro, que terça-feira é feriado estadual.

Com isso, mesmo sendo feriado e com as empresas fechadas, são elas quem decidem deixar seus funcionários em casa ou não.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.