Caixa, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú antecipam restituição do IR; veja como

Pontos-chave
  • O empréstimo pode ser feito pelos clientes que indicaram a respectiva instituição financeira na declaração;
  • Diversas instituições oferecem antecipação de até 100% da restituição;
  • Grande parte dos bancos possibilitam a solicitação do recurso pela internet.

Para quem está em busca de antecipar o pagamento da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), diversas instituições financeiras oferecem linhas de crédito com condições atrativas. Descubra detalhes sobre ofertas de alguns dos principais bancos do Brasil para antecipar restituição do IR.

Caixa, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú antecipam restituição do IR; veja como
Caixa, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú antecipam restituição do IR; veja como (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Antecipação da restituição do IR pela Caixa

A Caixa Econômica Federal oferece uma linha de crédito para quem busca antecipar o valor da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e indicou a instituição na declaração.

Este empréstimo está disponível para quem é correntista da Caixa, possui direito à restituição no ano em que pedir a antecipação e indicou na declaração que deseja receber a restituição em uma conta da Caixa.

Como vantagem dessa linha de crédito, o correntista Caixa pode contar com o vencimento do pagamento que segue a data em que a restituição do IR for depositada pela Receita Federal. As taxas são competitivas e alinhadas ao mercado.

Para ter acesso à antecipação, não há necessidade de avalista. O valor será depositado diretamente na conta do correntista Caixa. O crédito está limitado a 75% do valor da restituição. A solicitação pode ser feita em uma agência da Caixa.

Banco do Brasil

Pela antecipação do Imposto de Renda do Banco do Brasil, o cliente poderá antecipar até 100% da restituição. O limite é de 20 mil. O pagamento ocorre por parcela única no dia do vencimento da restituição ou no vencimento final do contrato — o que acontecer primeiro.

Para poder efetuar a contratação, será preciso indicar a conta corrente do BB para crédito da restituição na Declaração do Imposto de Renda.

O Banco do Brasil oferece a possibilidade de antecipar a restituição do Imposto de Renda por meio do aplicativo da instituição. Além disso, o recurso pode ser solicitado pela internet, caixas eletrônicos, correspondentes e agências do Banco do Brasil.

Santander

A linha de crédito do banco Santander não cobra tarifas, apenas as taxas de juros. O usuário pode antecipar a restituição por uma das melhores taxas de juros do mercado. A liberação pode ser de até 100% da quantia da restituição do IR.

Assim que o crédito for aprovado, o valor da restituição cairá diretamente na conta do cliente. O pagamento acontece em uma única parcela, no momento que receber a restituição. Esta funcionalidade pode ser realizada pelo Santander com menos burocracia.

Vale destacar que o empréstimo está disponível para os clientes que indicaram na declaração a conta corrente do Santander para o crédito da restituição do IRPF.

A solicitação pode ser feita pelo internet banking, aplicativo Santander, caixas eletrônicos, central de atendimento ou agência Santander.

Os interessados em antecipar a restituição do IR podem encontrar opções com menos burocracia
Os interessados em antecipar a restituição do IR podem encontrar opções com menos burocracia (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Bradesco

Por meio do Bradesco, quem indicou o banco na declaração do IR poderá antecipar até 100% da restituição. Este valor está sujeito à aprovação de crédito.

O pagamento pode ser realizado em uma só parcela. O valor a ser quitado pode ocorrer na data do recebimento da restituição. A antecipação pode ser feita de forma virtual, pelo aplicativo Bradesco ou internet banking, além de presencialmente, pela agência.

No caso da contratação em uma agência, será preciso levar a cópia do recibo da declaração atual. Pela agência, o cliente poderá realizar liquidação antecipada.

Itaú

Ao indicar o Itaú para receber a restituição do Imposto de Renda, o cliente pode contar com um crédito que antecipa o valor. O Itaú possibilita receber o dinheiro previamente e pagar ao receber a restituição.

O valor pode ser pago em uma única parcela. Para facilitar no conhecimento das condições da instituição, o interessado pode fazer simulações. No momento da contratação, as taxas e encargos são esclarecidos ao cliente, de forma a tornar o acordo mais transparente. O dinheiro estabelecido cai na conta na hora.

A antecipação do IR pode ser feito pelo aplicativo Itaú, site da instituição, central de atendimento e agências Itaú. A disponibilidade do empréstimo varia de acordo com a política de crédito do banco.

AvatarSilvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.