Famílias de baixa renda tem alívio nas despesas após queda na conta de luz

Estudos revelam que inflação vem diminuindo o ritmo ao longo das últimas semanas. Nessa semana, o Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea) apresentou um novo relatório onde mostra as variações do mercado nacional. Segundo os dados, a conta de luz para a população de baixa renda ficará menor. Além disso, há outros valores em queda.

Famílias de baixa renda têm alívio nas despesas após queda na conta de luz (Foto: Google)
Famílias de baixa renda têm alívio nas despesas após queda na conta de luz (Foto: Google)

Um dos principais efeitos financeiros do novo coronavírus foi a forte crise econômica que vem afetado todo o país. Da classe baixa até a mais alta, a população vem sentindo o peso da inflação em uma série de serviços como alimentação e até mesmo na conta de luz. No entanto, conforme contabilizou Ipea, as próximas semanas podem ser positivas.

População de baixa renda tem conta de luz reduzida

Nos últimos 12 meses a inflação vem afetando fortemente a população mais pobre do país. Para esse grupo, houve um acréscimo de 6,20% nos valores de uma série de produtos e serviços.

Na conta de luz, porém, foi possível registrar uma deflação de 5,6% para as próximas semanas, o que significa que as cobranças poderão vir mais baratas.

Para quem vive de aluguel, há também boas notícias. A inflação caiu em 1,58% desde dezembro de 2020, alterando ainda o preço do botijão de gás e dos alimentos como: o arroz (baixou de 3,84% para 0,24%), carnes (3,58% para -0,08%), frango (2,75% para -0,07%), leite (157% para -1,35%) e óleo de soja (4,99% para -1,08%).

“Em janeiro, embora a pressão no preço dos alimentos ainda tenha sido registrada, esse impacto foi menor do que em dezembro. Onze dos 16 itens que compõem o subgrupo de alimentação apresentaram desaceleração da inflação“, disse o Ipea em nota.

Inflação para a classe média

No caso das famílias com renda mais alta, há também quedas, mas em 0,29%, logo após registrar 1,05% em dezembro de 2020. Isso implica dizer que nas contas de luz, por exemplo, não haverá uma redução considerável de preço. Já na gasolina, há indícios de reajuste em aproximadamente 2,17%.

“Além dos combustíveis, os reajustes de 0,66% dos planos de saúde e de uma série de serviços pessoais, como costureira (1,32%), depilação (1,28%) e cartório (7,82%), ajudam a compor esse quadro de desaceleração inflacionária menos intensa para as famílias mais ricas”, explicou o Ipea.

Para poder determinar tais números o Ipea utiliza seu indicador de inflação por faixa de renda, levando em consideração os valores registrados no IPCA e demais dados contabilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.