- Caixa libera novas parcelas para segurados do Bolsa Família;
- Formas de recebimento incluem grupos do Caixa Tem;
- 13º salário do projeto começa a ser concedido.
Brasileiros passam a receber nova rodada de pagamento pelo Bolsa Família. Nessa semana, o ministério da cidadania passou a liberar a segunda mensalidade anual do projeto. Os valores variam de acordo com a situação de cadastro de cada segurado, mas apresentam uma quantia mínima de R$ 190. Abaixo, acompanhe os cronogramas, 13º já liberado e formas de saque.
Mesmo sem a definição de seu projeto de reformulação, o Bolsa Família permanece beneficiando cerca de 14 milhões de lares brasileiros. Ao longo do mês de fevereiro, o projeto devera injetar bilhões na economia nacional, através da concessão das parcelas tradicionais e de seu 13º salário em regiões específicas.
Pagamento tradicional em fevereiro
Nessa quinta-feira (11), a Caixa Econômica Federal passou a disponibilizar a segunda parcela anual do projeto. Os depósitos estão sendo feito de suas formas, sendo a primeira através do Caixa Tem, para grupos específicos, e a segunda na modalidade tradicional com saque pelo cartão cidadão.
Os contemplados até este momento foram os cadastrados cujo o número final do NIS é 1 e nesta sexta-feira (12), estão sendo convocados aqueles com o NIS encerrado em 2. A previsão é de que todos os depósitos sejam feitos até o próximo dia 26, podendo o cidadão fazer a retirada em até 90 dias.
Calendário completo do Bolsa Família em fevereiro
- Final do NIS 1: 11 de fevereiro
- Final do NIS 2: 12 de fevereiro
- Final do NIS 3: 17 de fevereiro
- Final do NIS 4: 18 de fevereiro
- Final do NIS 5: 19 de fevereiro
- Final do NIS 6: 22 de fevereiro
- Final do NIS 7: 23 de fevereiro
- Final do NIS 8: 24 de fevereiro
- Final do NIS 9: 25 de fevereiro
- Final do NIS 0: 26 de fevereiro
Inclusão de pagamentos pelo Caixa Tem
É importante ressaltar que desde o fim de 2020 o ministério da cidadania vem fazendo a inclusão dos beneficiários no Caixa Tem. Até o momento, recebem os salários por meio da plataforma aqueles com o NIS encerrado em 3 a 8, o que equivale a aproximadamente 4 milhões de pessoas.
Conforme o cronograma abaixo, a inclusão final será feita no mês de março, adicionando mais 3 milhões de segurados no aplicativo.
- Beneficiários com NIS final 6, 7 e 8 receberão em janeiro (2,25 milhões de pessoas)
- Beneficiários com NIS final 3, 4 e 5 receberão em fevereiro (2,25 milhões de pessoas)
- Beneficiários com NIS final 1, 2 e Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares e outros) receberão em março (3 milhões de pessoas)
Como usar o benefício pelo Caixa Tem
Para quem já estiver sendo contemplado pela plataforma, a utilização é simples. Basta instalar o aplicativo no celular e na sequencia criar seu cadastro. Será preciso informar dados como nome completo, número do CPF, data de nascimento e telefone celular.
Na sequência será enviando um SMS para o número informado com um código responsável por validar o cadastro. Basta informar os dígitos e depois confirmar a inscrição. Feito isso, a carteira online fica automaticamente disponível para uso.
Por meio dela é possível fazer compras online, utilizando o cartão de débito virtual ou a ferramenta de leitura de QR Code em estabelecimentos vinculados ao app. É permitindo ainda a realização de saques em caixas 24h e transferências bancárias para contas de mesma titularidade.
13º salário pelo Bolsa Família já liberado em Pernambuco
Para quem reside no estado, o mês de fevereiro contará ainda com a antecipação do 13º salário do projeto. O valor é custeado pelo governo do estado, o que implica dizer que não vem sendo ofertado em demais regiões.
Cada segurado vem recebendo um acréscimo de R$ 150 nas mensalidades de fevereiro, seguindo o mesmo cronograma acima. O abono está sendo concedido para todos os que estiverem vinculados ao programa há ao menos 6 meses, seja em tempo corrido ou contabilizados entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021.