Calendário do Bolsa Família 2021: Segunda rodada de pagamentos já começou; confira!

Pontos-chave
  • Caixa libera novas parcelas para segurados do Bolsa Família;
  • Formas de recebimento incluem grupos do Caixa Tem;
  • 13º salário do projeto começa a ser concedido.

Brasileiros passam a receber nova rodada de pagamento pelo Bolsa Família. Nessa semana, o ministério da cidadania passou a liberar a segunda mensalidade anual do projeto. Os valores variam de acordo com a situação de cadastro de cada segurado, mas apresentam uma quantia mínima de R$ 190. Abaixo, acompanhe os cronogramas, 13º já liberado e formas de saque.

Calendário do Bolsa Família 2021: Segunda rodadas de pagamentos já começou; confira! (Imagem: Reprodução/Google)
Calendário do Bolsa Família 2021: Segunda rodada de pagamentos já começou; confira! (Imagem: Reprodução/Google)

Mesmo sem a definição de seu projeto de reformulação, o Bolsa Família permanece beneficiando cerca de 14 milhões de lares brasileiros. Ao longo do mês de fevereiro, o projeto devera injetar bilhões na economia nacional, através da concessão das parcelas tradicionais e de seu 13º salário em regiões específicas.

Pagamento tradicional em fevereiro

Nessa quinta-feira (11), a Caixa Econômica Federal passou a disponibilizar a segunda parcela anual do projeto. Os depósitos estão sendo feito de suas formas, sendo a primeira através do Caixa Tem, para grupos específicos, e a segunda na modalidade tradicional com saque pelo cartão cidadão.

Os contemplados até este momento foram os cadastrados cujo o número final do NIS é 1 e nesta sexta-feira (12), estão sendo convocados aqueles com o NIS encerrado em 2. A previsão é de que todos os depósitos sejam feitos até o próximo dia 26, podendo o cidadão fazer a retirada em até 90 dias.

Calendário completo do Bolsa Família em fevereiro

  • Final do NIS 1: 11 de fevereiro
  • Final do NIS 2: 12 de fevereiro
  • Final do NIS 3: 17 de fevereiro
  • Final do NIS 4: 18 de fevereiro
  • Final do NIS 5: 19 de fevereiro
  • Final do NIS 6: 22 de fevereiro
  • Final do NIS 7: 23 de fevereiro
  • Final do NIS 8: 24 de fevereiro
  • Final do NIS 9: 25 de fevereiro
  • Final do NIS 0: 26 de fevereiro

Inclusão de pagamentos pelo Caixa Tem

É importante ressaltar que desde o fim de 2020 o ministério da cidadania vem fazendo a inclusão dos beneficiários no Caixa Tem. Até o momento, recebem os salários por meio da plataforma aqueles com o NIS encerrado em 3 a 8, o que equivale a aproximadamente 4 milhões de pessoas.

Conforme o cronograma abaixo, a inclusão final será feita no mês de março, adicionando mais 3 milhões de segurados no aplicativo.

  • Beneficiários com NIS final 6, 7 e 8 receberão em janeiro (2,25 milhões de pessoas)
  • Beneficiários com NIS final 3, 4 e 5 receberão em fevereiro (2,25 milhões de pessoas)
  • Beneficiários com NIS final 1, 2 e Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares e outros) receberão em março (3 milhões de pessoas)
Calendário do Bolsa Família 2021: Segunda rodadas de pagamentos já começou; confira! (Imagem: google)
Calendário do Bolsa Família 2021: Segunda rodadas de pagamentos já começou; confira! (Imagem: google)

Como usar o benefício pelo Caixa Tem

Para quem já estiver sendo contemplado pela plataforma, a utilização é simples. Basta instalar o aplicativo no celular e na sequencia criar seu cadastro. Será preciso informar dados como nome completo, número do CPF, data de nascimento e telefone celular.

Na sequência será enviando um SMS para o número informado com um código responsável por validar o cadastro. Basta informar os dígitos e depois confirmar a inscrição. Feito isso, a carteira online fica automaticamente disponível para uso.

Por meio dela é possível fazer compras online, utilizando o cartão de débito virtual ou a ferramenta de leitura de QR Code em estabelecimentos vinculados ao app. É permitindo ainda a realização de saques em caixas 24h e transferências bancárias para contas de mesma titularidade.

13º salário pelo Bolsa Família já liberado em Pernambuco

Para quem reside no estado, o mês de fevereiro contará ainda com a antecipação do 13º salário do projeto. O valor é custeado pelo governo do estado, o que implica dizer que não vem sendo ofertado em demais regiões.

Cada segurado vem recebendo um acréscimo de R$ 150 nas mensalidades de fevereiro, seguindo o mesmo cronograma acima. O abono está sendo concedido para todos os que estiverem vinculados ao programa há ao menos 6 meses, seja em tempo corrido ou contabilizados entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.