Calendário do 13° salário do INSS foi alterado; confira quando vai receber as parcelas

Antecipação do 13º salário pelo INSS deverá ser prorrogada. Nessa semana, o presidente da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos), Warley Martins Gonçalles, informou que o governo federal deverá atrasar a liberação do abono natalino, previsto para esse mês de fevereiro. O benefício foi adiantando diante dos efeitos da covid-19.

Calendário do 13° salário do INSS foi alterado; confira quando vai receber as parcelas (Imagem: Sérgio Lima/Poder 360)
Calendário do 13° salário do INSS foi alterado; confira quando vai receber as parcelas (Imagem: Google)

Nas últimas semanas, representantes do INSS e do governo federal informaram que os aposentados e pensionistas terão o 13º salário antecipado. A previsão era de que o benefício passasse a ser pago ainda em fevereiro, mas por questões administrativas deve ser liberado entre março e abril.

Novos prazos do 13º pelo INSS

João Inocentini, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical), informou que a gestão vem trabalhando para que os valores sejam liberados a partir do dia 25 de março.

No entanto, o cronograma oficial ainda não foi definido. Segundo o gestor, até o fim de abril todos os segurados já deverão ter sido contemplados.

O motivo pelo qual a liberação de fevereiro foi suspensa está relacionado a necessidade de gerar a folha de pagamento. Com o orçamento anual do governo ainda para ser aprovado no Congresso, a antecipação fica inviabilizada.

BPC e auxílio-doença: Como antecipar salário sem perícia médica (Passo a Passo)

Benefício pode gerar débitos

Gonçalles explica ainda que é preciso alinhar os detalhamentos do projeto. Há uma grande possibilidade de que parte dos segurados pensionistas fiquem em débito com o INSS caso recebam a antecipação do 13º.

Estamos tentando falar com alguém do governo, mas até agora não conseguimos. Nossa preocupação é com essa regra. Do que adianta a gente receber adiantado e depois ter que devolver. Antes, se a gente morria, a viúva não tinha nada que devolver o dinheiro.”

Já Inocentini, explica que o governo deve dar mais apoio aos aposentados, grupo fortemente afetado pela pandemia. De acordo com ele, a antecipação de forma insegura não deve ser benéfica e poderá atrapalhar ainda mais as contas desse grupo.

“O governo ajudou todo mundo, menos os aposentados. Ele simplesmente antecipou o que já era um direito e não deu ajuda nenhuma. Hoje, quem está sustentando as famílias é o aposentado, ajudando filho, genro e neto que estão desempregados.”

Saiba mais do INSS acompanhando nossa página previdenciária exclusiva.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile