CRLV voltou a ser impresso! Detran-PE orienta novas regras para emitir

Após uma decisão da Justiça, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) autorizou que CRLV volte a ser emitido em papel em todo o Brasil. Por conta disso, o Detran PE explicou que imprime o documento através de agendamento, porém a versão digital permanece sendo prioridade.

CRLV voltou a ser impresso! Detran-PE orienta novas regras para emitir
CRLV voltou a ser impresso! Detran-PE orienta novas regras para emitir (Imagem: Reprodução/Google)

Uma resolução do Contran que estava em vigor desde o inicio deste ano, proibia os órgãos estaduais de imprimirem documentos dos veículos. Ela determinava que o CRLV deveria ser exclusivamente digital.

Dois trechos da norma foram suspensos obedecendo a uma liminar do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), no Rio Grande do Sul, que determinou que os documentos voltassem a ser impressos.

“[Essa liminar] concedeu para os excluídos digitais e também para os não sendo excluídos digitais a questão do fornecimento do papel A4, já que não existem mais as cédulas verdinhas”, disse o diretor-geral do Detran-PE, Sebastião Marinho.

Os donos de veículos que não conseguirem emitir seu CRLV Eletrônico (CRLV-e) ou não possuam computador, smartphone ou impressora, podem agendar um atendimento presencial de “Análise para Emissão de CRLV” no site do Detran. Já não tiver dificuldades com tecnologias, pode fazer a impressão do documento em sua casa.

Mesmo podendo obter o documento impresso, em papel A4, através de uma solicitação do Detran, o documento digital permanece válido e pode ser obtido através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“O que nós reforçamos é que é importante que se faça o digital, que se preserve o meio ambiente para quem tem acesso digital e deixe isso exclusivamente para os excluídos digitais”, ressaltou Sebastião.

CRLV em casa

As pessoas que não possuem dificuldades em utilizar celulares e computadores podem imprimir o documento em casa, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Denatran, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, ou pelo site do órgão federal.

Antes da impressão, é necessário fazer um cadastro, inserindo dados pessoais e dos veículos. Ao fazer isto, o motorista tem acesso a uma versão em PDF do documento digital, que pode ser impresso em casa, em uma folha de papel A4.

Qualquer dúvida pode ser tirada no site do Detran.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.