Calendário do IPVA DF 2021 limita pagamentos sem juros até fevereiro

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do Distrito Federal começa neste mês. Os contribuintes deverão realizar o pagamento da primeira parcela ou da cota única em fevereiro. Confira o calendário vencimento do IPVA DF 2021.

Calendário do IPVA DF 2021 limita pagamentos sem juros até fevereiro
Calendário do IPVA DF 2021 limita pagamentos sem juros até fevereiro (Imagem: Renato Araújo/Agência Brasília)

O IPVA 2021 do Distrito Federal poderá ser pago em cota única ou em três parcelas. A data de vencimento do imposto varia de acordo com o número final da placa do veículo.

O calendário de fevereiro vale para a cota única e para a primeira parcela. Caso o contribuinte opte pelo pagamento parcelado, as cotas seguintes vencem em março e abril, com a data conforme a placa do veículo.

As parcelas são de valores iguais e sucessivas. Vale destacar que cada parcela não poderá ter valor menor que R$ 50. Caso o IPVA total seja inferior a R$ 100, haverá cobrança em cota única.

Calendário de vencimento do IPVA DF 2021

  • Placa com final 1 ou 2: 22 de fevereiro; 22 de março; 26 de abril
  • Placa com final 3 ou 4: 23 de fevereiro; 23 de março; 27 de abril
  • Placa com final 5 ou 6: 24 de fevereiro; 24 de março; 28 de abril
  • Placa com final 7 ou 8: 25 de fevereiro; 25 de março; 29 de abril
  • Placa com final 9 ou 0: 26 de fevereiro; 26 e março; 30 de abril

Boletos de pagamento do IPVA

Os boletos do imposto têm sido enviados aos contribuintes pela Secretaria de Economia (Seec). No entanto, as indicações do Nota Legal dos boletos não constam, pois já haviam sido processados antes do período final de indicações.

Sendo assim, quem fez indicação de créditos do Nota Legal precisará reimprimir os carnês do imposto com o desconto nos sites do Nota Legal, ou da Secretaria de Economia.

Quem não fizer indicação de desconto para o programa poderá considerar os boletos impressos.

Nestes carnês, há o valor do licenciamento anual — do Departamento de Trânsito (Detran). Este valor poderá ser considerado para o pagamento, já que não há abatimento do Nota Legal, Somente as parcelas do IPVA precisam ser reimpressas.

No momento em que o contribuinte receber o carnê, será preciso verificar se as informações presentes estão corretas. Dessa forma, poderá evitar possíveis problemas.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.